Topo

Produtores gaúchos lançam vinho oficial da Copa

Do UOL, em São Paulo

27/08/2013 18h22

Vinho pode não ser o primeiro item que vem à mente quando se fala de produtos licenciados, ainda mais vinhos da Copa do Mundo, uma ocasião que o público em geral associa com cerveja. No entanto, depois da experiência bem-sucedida de criar um vinho oficial da competição em 2010, na África do Sul, a FIFA autorizou a criação de um novo rótulo para celebrar a competição, que acontece no Brasil em junho e julho do ano que vem.

E o vinho oficial da Copa 2014 já está sendo fabricado na cidade de Bento Gonçalves (RS) pela vinícola Lidio Carraro. A empresa apresentou os rótulos Faces Tinto 2012 e Faces Branco 2012 pela primeira vez em uma feira na França em março deste ano,  e agora irá mostrar o produto final ao público na próxima sexta-feira (29) em um evento na Expointer, em Esteio (RS). 

Onze uvas em campo
De acordo com a vinícola, os vinhos, com uma produção inicial de 600 mil garrafas, foram criados baseados na ideia de fusão de diferentes povos.

O Faces Tinto foi elaborado com 11 tipos de uvas, entre elas Pinot Noir, Merlot e Nebbiolo, representando os jogadores da seleção brasileira de futebol. A bebida tem notas de chocolate e violeta e aroma de framboesa e ameixa. 

Já o Faces Branco foi elaborado com uvas Chardonnay, Moscato e Riesling Itálico, as mais cultivadas na Serra Gaúcha. A bebida tem uma cor amarelo brilhante, com notas de flores brancas e aroma de frutas cítricas e tropicais. Uma versão rosé está planejada para ser lançada ainda este ano. 

Os vinhos estão sendo vendidos pelo preço médio de R$ 40, e a vinícola já está negociando a exportação do produto para países como Dinamarca, Reino Unido e Japão.