Topo

Brownie com bacon é novidade de doceria paulistana

Brownie com bacon, receita da Adoro Brownie à venda na Feirinha Gastronômica - Divulgação
Brownie com bacon, receita da Adoro Brownie à venda na Feirinha Gastronômica Imagem: Divulgação

Anna Fagundes

Do UOL, em São Paulo

30/08/2013 17h39

Uma união no mínimo inesperada é a atração de um ateliê paulistano especializado em brownies, que decidiu incluir lascas de bacon na receita do doce. A ideia foi da Adoro Brownies, participante da Feirinha Gastronômica neste domingo (1).

De acordo com a chef Tess Abreu, responsável pela criação do doce, o brownie com bacon foi inicialmente uma encomenda de um cliente. "Logo de cara achei que não iria dar certo, até porque eu não como carne. Minha reação inicial foi achar aquilo um absurdo", explica Tess. "As pessoas acham que é um brownie salgado, mas na verdade o doce está muito presente, o bacon só dá uma textura à massa". 

A chef explica que a receita diferente é um "brownie conceito" do ateliê, que só trabalha com encomendas. "Fiz pensando em testar coisas novas, que as pessoas não iriam necessariamente pensar em comer", diz Tess.  "Durante a Feirinha Gastronômica, o público vai preparado para experimentar coisas novas".

Durante o evento, que acontece na Praça Benedito Calixto, os brownies estarão disponíveis por R$ 7 a fatia. Para quem prefere algo mais tradicional, o ateliê também preparou versões do doce com Nutella, frutas vermelhas e licor irlandês, além de um cheesecake de brownie.

Bacon em tudo

Alguns cozinheiros tem se arriscado a colocar bacon em pratos doces. A apresentadora de televisão Nigella Lawson já criou uma versão de brownie com bacon, e de cupcakes de xarope de bordo confeitados com bacon frito e depois triturado. O chef canadense Michael Smith, por sua vez, ficou famoso por criar uma geleia de bacon e uísque em um programa de televisão nos Estados Unidos.

Já a  empresa norte-americana Vosges, especializada em chocolates com recheios exóticos, criou a Mo’s Bacon Bar, uma barra de chocolate ao leite com pedaços de bacon defumado. E, em Chicago (Estados Unidos), um bar decidiu dedicar-se exclusivamente ao ingrediente: o recém-inaugurado Burke’s Bacon Bar vende sanduíches, saladas e até cookies de chocolate com bacon na massa.