Topo

Fotos de comida no Instagram também são mania entre chefs

do UOL, em São Paulo

30/08/2013 19h56

Todo mundo tem um amigo que tira fotos do jantar e posta no Instagram. Pois saiba que ele está em excelente companhia –o aplicativo de publicação de fotos está se tornando uma espécie de diário ilustrado de chefs ao redor do mundo, incluindo figuras consagradas como Alex Atala (D.O.M.) e René Redzepi (do dinamarquês Noma).

Foi por meio do Instagram, aliás, que o público ficou sabendo como Atala degolou uma galinha no palco do simpósio gastronômico MAD3, em Copenhagen (Dinamarca) –para quem quiser conferir, há uma foto no aplicativo do próprio chef  e outra na conta do simpósio.

 

O chef do Noma, que está há sete anos entre os melhores do mundo na famosa lista “50 Best”, utiliza seu perfil no Instagram não só para divulgar novos pratos, mas também mostrar um pouco do dia-a-dia de seu restaurante, como em uma foto que mostra os funcionários da casa almoçando “em um dos dois ou três dias do ano em que os escandinavos podem comer ao ar livre”.

Ao vivo do fogão

Outros bastidores de cozinhas podem ser vistos em flagrantes de Thiago Castanho, chef do Remanso do Peixe, em Belém (PA), e Rodrigo Oliveira, do Mocotó, em São Paulo. Fotos no estilo “ao vivo direto do fogão” são intercaladas por imagens de pratos já prontos, ou então do dia-a-dia dos chefs.

Já a chef Bel Coelho utiliza a plataforma como diário dos bastidores de seu programa “Tasting Brazil”, produzido pelo canal a cabo Discovery Channel. As filmagens já levaram a chef do recém-fechado Dui a locais como o Mercado do Ver-o-Peso, em Belém (PA) e Ilha de Marajó (PA), com direito a foto a chef montada em um búfalo.  

O Instagram da chef do Marakuthai Renata Vanzetto, por sua vez, tem de pratos feitos em eventos até a preparação para a abertura de seu novo restaurante, o Ema –e, como no Instagram do seu amigo, fotos do bicho da estimação e da família.