Topo

Felipe Bronze inaugura "boteco de vanguarda" no Rio de Janeiro

Anna Fagundes

do UOL, em São Paulo

02/09/2013 18h25

As memórias gastronômicas e afetivas do chef Felipe Bronze estão presentes em seu novo empreendimento, o Pipo. Do nome da casa –apelido de infância de Bronze—ao espírito informal do ambiente, a nova casa é definida pelo chef como um “boteco com comida de vanguarda” que pretende dar toques modernos a ícones gastronômicos do Rio de Janeiro.

“Sou carioca, esse é o meu universo. A proposta foi de aproximar a gastronomia de primeira, com aplicação de técnicas precisas à informalidade dos botecos, onde o mais importante é a atmosfera descomplicada”, explica o chef, que há três anos comanda o premiado Oro no bairro do Jardim Botânico.

Homenagens e cervejas

No menu do Pipo, o caldinho de feijão ganha espuma de couve e os pastéis de botequim são recheados com bochecha de boi e milho, ou ainda com queijo mineiro Campo Redondo e alho-poró acidulado.

O famoso restaurante Cervantes, um dos locais mais conhecidos da gastronomia carioca, é homenageado com um sanduíche de pão de leite, barriga de porco, compressa de abacaxi, maionese defumada e folhas de mostarda. “Procurei desenvolver receitas que trouxessem uma memória afetiva tanto para mim quanto para os cariocas no geral”, explica Felipe Bronze.

O Pipo também conta com dois rótulos de cerveja criados especialmente para a casa, fabricados pela Röter Brauhof, cervejaria de Barra do Piraí (RJ). Segundo o chef, a Pipo Summer Ale “é mais leve, a cara do Rio”, enquanto a Pipo Pale Ale é mais encorpada. “Não criei a fórmula das cervejas do zero, mas fiz alterações na receita que nos foi apresentada pela cervejaria”, explica Bronze. 

Serviço
Pipo
R. Dias Ferreira, 64, Rio de Janeiro, RJ
Tel. (21) 2239-9322