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Brasileiros são premiados entre os 50 melhores da América Latina

Luciana Bianchi

Do UOL, em Lima

04/09/2013 23h33

A capital peruana recebe nesta quarta-feira (4) o evento mais esperado pela gastronomia latino-americana. A premiação que escolherá os 50 melhores restaurantes da região está ocorre no Country Club de Lima, e conta com a presença de centenas de chefs, jornalistas de todo o mundo e de formadores de opinião. 

UOL Comidas e Bebidas acompanhou de perto dos bastidores da premiação "Latin America's 50 Best Restaurants" - uma noite que estabelecerá muitos países como novas rotas gastronômicas da região.

"Para nós é uma grande emoção e honra. Além de representar uma grande responsabilidade para a nossa região, a premiação mostra também o início da abertura dos olhos do público para outros lugares do Brasil fora do eixo SP/RJ", comentou o chef do Remanso do Bosque de Belém, Thiago Castanho. 

Nos bastidores do evento, os organizadores do "The World's 50 Best Restaurants", Sue Woodward e William Drew, comemoravam a recepção calorosa e pelo entusiasmo dos chefs e do público. 

Helena Rizzo foi premiada como a melhor chef da América Latina, um prêmio especial da champagne Veuve Clicquot e se mostrou emocionada com a homenagem. "É  bom saber que o nosso trabalho no Maní está sendo reconhecido. É um grande dia para toda a nossa equipe", disse.

Roberta Sudbrack, por sua vez, afirma que a importância da premiação é muito mais ampla do que as colocações individuais de cada restaurante. "Considero uma premiação coletiva onde todo Brasil está representado e premiado. Quanto mais Brasil, melhor. Sempre!", afirmou.

Também estavam presentes ao evento, como parte da " delegação brasileira", Jefferson Rueda do restaurante Attimo e a mulher, Janaína Rueda, chef do Bar da Dona Onça, em São Paulo.  

O paranaense Alberto Landgraf, chef do restaurante paulista Epice, comentou sobre a entrada de seu restaurante na lista: "Acho que para um restaurante novo como o Epice estar entre nomes tão fortes como desta lista é um grande privilégio. Não é a nossa razão de trabalho, pois trabalhamos para os clientes, mas nos lisonjeia poder dividir essa alegria com tantos colegas de profissão, disse.