Topo

Manuscritos ingleses de 345 anos mostram origem do chocolate gelado

Receita de 1668 levava chocolate, neve e sal, batidos em uma garrafa - Getty Images/iStockphoto
Receita de 1668 levava chocolate, neve e sal, batidos em uma garrafa Imagem: Getty Images/iStockphoto

do UOL, em São Paulo

04/09/2013 19h04

Um panfleto com sete receitas à base de chocolate escritas em 1668 foi divulgado ao público esta semana por pesquisadores da Universidade de Leicester, cidade inglesa a 139 quilômetros de Londres. O material, com 30 páginas, é considerado a coletânea de receitas com chocolate mais antiga da Europa.

Os manuscritos, mostrados em um artigo da revista acadêmica “Journal of Social History”, são de autoria do Edward Montagu, tataravô do inventor do sanduíche, John Montagu.

Inicialmente,  o chocolate começou a ser vendido na Grã-Bretanha por volta de 1640 como uma bebida exótica, que podia curar doenças e agir como afrodisíaco. Edward Montagu a teria experimentado pela primeira vez quando era embaixador na Espanha e daí começado a colecionar receitas com o ingrediente.

Muita neve e precaução

O material traz outras curiosidades: o ancestral do chocolate gelado batido como conhecemos, era feito com neve e sal chacoalhados dentro de uma garrafa. A receita era considerada um luxo, já que na época era muito difícil armazenar e manipular gelo.

Além disso, o chocolate era considerado um ingrediente perigoso, capaz de causar insônia e danos aos pulmões e ao coração, e as receitas vinham com recomendações de cuidado no consumo. 

A pesquisadora Kate Loveman, autora do artigo, testou uma das receitas do panfleto e descreveu o sabor como sendo “uma versão mais sólida e mais escura dos chocolates gelados que você encontra nas cafeterias hoje em dia”, de acordo com reportagem da BBC.