Topo

Inventor do cronut lança "suflê mágico"; receita é guardada em sigilo

Os primeiros "suflês mágicos" de Dominique Ansel foram vendidos em 15 minutos - Divulgação/dominiqueansel.com
Os primeiros "suflês mágicos" de Dominique Ansel foram vendidos em 15 minutos Imagem: Divulgação/dominiqueansel.com

do UOL, em São Paulo

09/09/2013 17h15

Depois de criar o cronut --mistura de donut com massa de croissant que dominou o mundo gastronômico-- o chef Dominique Ansel saiu-se com mais uma invenção doce: o suflê mágico.

Trata-se de um suflê de chocolate com conhaque de laranja, escondido dentro da massa de brioche que leva um ligeiro toque de água de flor de laranjeira. 

O doce começou a ser vendido oficialmente no último sábado (7) na loja do chef, em Nova York --embora alguns clientes mais sortudos de Ansel tenham experimentado o suflê em primeira mão enquanto esperavam para comprar cronuts. A primeira fornada da nova criação foi vendida em 15 minutos, enquanto a produção total do dia foi consumida em apenas duas horas. 

De acordo com o confeiteiro, em entrevista ao site Eater, o desafio "não era tanto criar um novo cronut e sim algo que não fosse o cronut". Ansel patenteou o nome do cronut nos Estados Unidos, mas não conseguiu evitar que o doce ganhassem imitações mundo afora, inclusive no Brasil.

No caso do suflê mágico, o chef jura que apenas ele e um funcionário da cozinha conhecem a receita --todos que estão envolvidos com a produção assinam um contrato de sigilo para evitar que o suflê seja reproduzido por outros cozinheiros.