Topo

Ferran Adrià é tema de exposição em Londres

do UOL, em São Paulo

12/09/2013 15h52

O trabalho do chef espanhol Ferran Adrià se tornou tema de uma mostra multimídia em Londres. A exposição  “El Bulli: Ferran Adrià and the Art of Food”  (Ferran Adrià e a arte da comida) faz uma retrospectiva do restaurante catalão, considerado o melhor do mundo por cinco anos pela influente lista “50 Best”, da revista inglesa “Restaurant”. 

A exposição traz todos os passos da criação da cozinha molecular praticada no restaurante, da pesquisa até a hora de servir. Entre os itens expostos na mostra, que vai até o dia 29 de setembro, estão notas e desenhos de Adrià, exemplos de louça e cutelaria e os modelos de massinha usados como exemplo para o controle de qualidade de cor, porção e posição dos pratos servidos.

Adrià começou a trabalhar no El Bulli em 1983, após cumprir o serviço militar na Espanha. Em 1990, após adquirir a casa, passou a modernizar o local adotando o mantra “criatividade quer dizer não copiar”. Foi a partir daí que o chef passou a trabalhar com pratos originais que acabaram unindo a gastronomia com a arte conceitual.

A fama de Adrià logo excedeu os limites da cozinha: ele foi eleito uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista “Time” em 2004 e virou personagem na dublagem espanhola do desenho animado “Ratatouille” (2007).

Em 2011, o chef decidiu fechar o El Bulli, alegando que a jornada do restaurante já tinha chegado ao fim. Adrià pretende abrir uma academia de pesquisas culinárias no mesmo endereço, em 2014.

Concurso enciclopédico

O chef espanhol também lançou recentemente um concurso internacional procurando ideias para sua enciclopédia culinária colaborativa, a “Bullipedia”.

A competição, voltada para estudantes e profissionais das áreas de design e ciência da computação, quer encontrar novas formas para catalogar, classificar e visualizar receitas em várias plataformas.

As três equipes finalistas serão convidadas a apresentar suas ideias para um time de especialistas em Barcelona, no começo de novembro. O grupo vencedor deverá então escolher um representante para trabalhar por três meses na Espanha, ao lado de Adrià e sua equipe, colocando em prática as ideias escolhidas.


As inscrições estão abertas até o dia 30 de outubro no site da Bullipedia, e o resultado será divulgado no dia 27 de novembro.