Topo

Rita Lobo lança selo editorial especializado em livros de culinária

A cozinheira e escritora Rita Lobo, que agora comanda o selo editorial Panelinha (Companhia das Letras) - Divulgação
A cozinheira e escritora Rita Lobo, que agora comanda o selo editorial Panelinha (Companhia das Letras) Imagem: Divulgação

Anna Fagundes

Do UOL, em São Paulo

24/09/2013 15h43

A cozinheira Rita Lobo tem um novo trabalho saindo do forno: um selo editorial voltado somente para os livros de culinária.

A parceria com a editora Companhia das Letras prevê lançar seis livros no primeiro ano de funcionamento, quatro escrito por autores brasileiros e duas adaptações de autores estrangeiros –tudo voltado para o dia a dia corrido dos cozinheiros amadores.

O público pode esperar “livros autênticos, com conteúdos pensados para levar o leitor à cozinha e sair dela com uma experiência positiva”, de acordo com a cozinheira, em entrevista ao UOL Comidas e Bebidas.

“O público pode contar com receitas que funcionam. Deveria ser o mínimo, certo? Mas são muitas as publicações que não dão certo –ou porque simplesmente não foram testadas, ou porque não foram pensadas para os nossos hábitos alimentares.”

Nada de ruibarbo
A ideia de criar uma linha editorial só para os livros de receita surgiu após a reedição de “Cozinha de Estar” pela Companhia das Letras, em 2012. “O trabalho fluiu muito bem, e percebemos que tínhamos na mão uma grande oportunidade”, diz Rita. Seu trabalho como publisher do selo é encontrar autores e escolher títulos que se encaixem no estilo de vida dos leitores brasileiros.

“Na minha opinião, por melhor que o chef seja, por mais incrível que seja o restaurante, se as receitas não passarem por uma adaptação para a cozinha doméstica, simplesmente não vão funcionar”, explica Rita.

“E não é só o forno que é diferente. Numa cozinha profissional, há uma série de ingredientes que não temos em casa o tempo todo. Se as receitas não forem adaptadas aos ingredientes brasileiros, vamos cair na boa e velha torta de ruibarbo, que todo autor inglês publica.”

Os primeiros livros do selo serão “Quando Katie Cozinha”, de Katie Quinn Davies, com lançamento previsto para outubro, e “Pão Nosso”, de Luiz Américo Camargo, previsto para novembro.

Há planos de livros escritos especialmente para o selo por autores brasileiros, a serem lançados ano que vem.