Topo

Heston Blumenthal conquista sexta estrela no guia 'Michelin' britânico

Heston Blumenthal em seu programa "Heston Feast"; chef conquistou seis estrelas no guia "Michelin" 2014 - Divulgação/Basilico
Heston Blumenthal em seu programa "Heston Feast"; chef conquistou seis estrelas no guia "Michelin" 2014 Imagem: Divulgação/Basilico

Do UOL, em São Paulo

27/09/2013 17h24

O premiado chef britânico Heston Blumenthal, conhecido por seus pratos experimentais como o sorvete de ovo e bacon e o mingau de escargot, acaba de pendurar mais um prêmio na parede de casa: seu restaurante mais recente, Dinner by Heston Blumenthal, recebeu duas estrelas na edição 2014 do tradicional guia de restaurantes "Michelin". 

Com isso, Blumenthal coleciona seis estrelas no famoso guia, em três casas diferentes. O endereço mais famoso, o Fat Duck (há dez anos na lista dos 50 melhores restaurantes do mundo pela revista "Restaurant"), manteve as três estrelas da edição anterior, categoria mais alta do "Michelin". Já a outra casa do chef, o Hinds Head, permanece com uma estrela.

O Dinner by Heston Blumenthal, aberto há dois anos em Londres, é especializado em pratos históricos, que o chef pesquisou e adaptou para os dias de hoje. Entre as receitas da casa estão, por exemplo, o pombo temperado com cerveja ale e alcachofras, cuja receita original é de 1780, e a Taffety Tart, torta de maçã, rosas e funcho, cujos primeiros registros são de 1660.  

Perdas e ganhos
Além do Fat Duck, apenas mais três estabelecimentos em Londres mantiveram-se no topo das recomendações do Michelin: o Waterside Inn e os restaurantes dos chefs premiados Gordon Ramsey e Alain Ducasse. 

Nomes importantes da culinária mundial caíram na lista britânica -caso do chef francês Joel Robuchon, cujo L'Atelier em Londres foi rebaixado para apenas uma estrela.

Já o Ametsa with Arzak, novo endereço britânico do chef espanhol Juan Mari Arzak (cuja casa na Espanha está em oitavo lugar na lista dos 50 melhores da revista "Restaurant") foi premiado com uma estrela -uma surpresa, considerando que o restaurante foi inaugurado no primeiro semestre deste ano. 

De acordo com a divulgação oficial do guia, os avaliadores notaram que "o ato de jantar fora se tornou menos estruturado e menos formal, e os horários de abertura e menus estão mais flexíveis para refletir o modo como vivemos nossas vidas".