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Fotos de refeições no Instagram e no Pinterest podem estragar o apetite

Fotos estragam apetite porque a pessoa fica com a impressão de que já experimentou o alimento  - Shutterstock
Fotos estragam apetite porque a pessoa fica com a impressão de que já experimentou o alimento Imagem: Shutterstock

Relax News

06/10/2013 12h42

Um novo estudo realizado nos EUA revela de forma surpreendente que redes sociais como Instagram e Pinterest podem arruinar a sua refeição, pois olhar muitas fotos de alimentos torna o ato de comer menos agradável, disseram os pesquisadores.

Pesquisadores da Universidade Brigham Young, em Utah (EUA) afirmam que a obsessão de um amigo por postagem de fotos de refeições no Instagram e no Pinterest pode estragar o apetite, "fazendo você se sentir como se já tivesse experimentado esse alimento", escreveram os pesquisadores.
 
"De certa forma, você está ficando cansado do gosto, mesmo sem comer os alimentos", disse o coautor do estudo e professor de marketing Ryan Elder. "É o tédio sensorial, você meio que já enjoou e não quer mais aquela experiência de sabor."
 
Os pesquisadores recrutaram 232 indivíduos para ver e classificar fotografias de comidas. Em um experimento, metade dos participantes viram 60 imagens de doces, como bolos e chocolates, enquanto a outra metade olhou 60 fotos de guloseimas salgadas, como batatas fritas, salgadinhos e pretzels.
 
Depois de classificar cada imagem com base no quão apetitosa a comida parecia, os participantes terminaram o teste comendo amendoim e classificando o quanto eles gostaram do petisco. 
 
Os participantes que viram os alimentos salgados acabaram apreciando menos o amendoim, ainda que não houvesse fotos desse alimento, enquanto o mesmo efeito não aconteceu com os que tinham visto as imagens de doces.
 
"Se você quiser desfrutar da sua experiência de ingestão de alimentos, evite olhar para muitas fotos de comida", disse o coautor Jeff Larson, que também é professor de marketing. "Até me senti um pouco mal do estômago durante o estudo, depois de olhar para todas as imagens de doces que tínhamos."
 
E Larson acrescenta que, se você tem uma fraqueza por uma determinada comida nada saudável e quer evitar comer muito, pode optar por ver mais fotos desse alimento.
 
"Você tem que olhar para um número razoável de imagens para obter esses efeitos," Elder acrescentou. "Não é que se você olhar para algo duas ou três vai ter ter a sensação de estar saciado". Os resultados anunciados nesta sexta-feira (4) foram publicados no Journal of Consumer Psychology.