Topo

Cozinha indiana dita sabores de Durban, na África do Sul

Clássico indiano em Durban, o bunny chow é um pão recheado com um molho preparado à base de curry - Eduardo Vessoni/UOL
Clássico indiano em Durban, o bunny chow é um pão recheado com um molho preparado à base de curry Imagem: Eduardo Vessoni/UOL

Eduardo Vessoni

Do UOL, em Durban, África do Sul

07/10/2013 07h00

Durante anos, a África do Sul se dedicou a divulgar para o mundo as mesmas imagens: safáris selvagens em lodges de luxo, vida hedonista em praias agitadas do Atlântico e apresentações multiculturais em vilas cenográficas feitas para estrangeiros.

Mas é na costa do oceano Índico que o país guarda uma das suas versões menos conhecidas (e mais saborosas). Localizada no Estado de Kwuzulu Natal, Durban é uma cidade litorânea a quase 600 km de Johannesburgo e ficou famosa por sua população proveniente da Índia que começou a desembarcar na região em busca de novas oportunidades de trabalho em plantações de cana-de-açúcar, nos primeiros anos do século 19, e transformou a cidade na maior concentração de indianos fora da Ásia. 

Basta circular pela cidade para o viajante ser surpreendido com um cenário que inclui aromáticos mercados indianos e uma infinidade de restaurantes de origem oriental para vegetarianos e fãs da culinária indiana.

Um dos clássicos locais é o bunny chow, ou apenas bunny para os iniciados, um pedaço de pão recheado com um molho preparado à base de curry, carnes de carneiro, cordeiro, frango ou até frutos do mar.

Entre as tantas explicações históricas da origem deste típico prato de Durban, a mais popular defende que o bunny chow começou a ser difundido durante os anos de apartheid quando a população negra e indiana era impedida de frequentar restaurantes exclusivos para brancos. Foi naquela época que teria surgido a ideia de vender, em uma porta na calçada do estabelecimento, um pão branco cortado em pedaço com molho curry e entregue embrulhado em jornal.

ONDE ACHAR A CULINÁRIA INDIANA EM DURBAN

  • Florida Road

    A avenida concentra mais de 30 restaurantes de origem italiana, indiana e tailandesa

  • Umhlanga Rocks

    Balneário ao norte de Durban
    possui um bulevar formado por
    uma espécie de praça de alimentação ao ar livre com mais
    de 30 restaurantes de cozinhas indiana, asiática e italiana

  • Victoria Market

    Cores e aromas da Índia estão nesse mercado, um estabelecimento afro-indiano de 1870. Abriga 170 lojas com peças decorativas, roupas e balcões de temperos e ervas

  • Templo Budista

    No subsolo, o restaurante vegetariano Govinda funciona apenas para o almoço com opções bem econômicas de fast food ou bufê para refeições, exclusivamente, com temperos indianos

Saiba mais: www.durbanexperience.co.za

    Tradicionalmente recheado com feijão em um molho de curry e servido com picles indiano ou sambal (um molho asiático com tomates, cebola, pimenta verde e sal), o bunnny chow possui versões que incluem recheios com vegetais variados, batatas com cogumelos ou batatas fritas com queijo. Tudo depende das preferências dos comensais ou da disponibilidade dos ingredientes.

    Alguns estabelecimentos costumam servir o prato acompanhado também de picles de cenoura e atchar, um molho sul-africano com manga, pimenta e ervas.

    Os wraps, sanduíches enrolados em pão folha e com os mesmos recheios encontrados no bunny chow, também são tendência na cidade.

    E para reforçar a alma indiana de Durban, vale lembrar que um dos líderes espirituais e políticos mais importantes do século 20 passou parte de sua vida na cidade. Mahatma Gandhi morou por lá durante 21 anos, onde a segregação racial sul-africana serviu de inspiração para o desenvolvimento de sua filosofia Satygraha de resistência não violenta contra as injustiças.

    Durban ainda é conhecida pela simpatia de sua gente e pela qualidade das praias (o que a transformou no paraíso dos surfistas), mas viajantes em busca de novos sabores devem trazer na bagagem a experiência de uma das viagens mais saborosas em terras sul-africanas.

     

    * O jornalista viajou a Durban com o apoio da South African Airways (www.flysaa.com) e do South African Tourism (www.southafrica.net)