Topo

Amazon deixa de vender foie gras na Grã-Bretanha após abaixo-assinado

Produzir foie gras na Grã-Bretanha é proibido por lei, mas a importação e venda é permitida - Getty Images
Produzir foie gras na Grã-Bretanha é proibido por lei, mas a importação e venda é permitida Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

08/10/2013 18h37

O site Amazon anunciou que não irá mais vender produtos com foie gras em sua página para a Grã-Bretanha, após uma campanha movida pelo grupo de direitos dos animais Viva.

A empresa, que além de livros e vídeos também vende produtos de cozinha e ingredientes por meio de parcerias em seu site, removeu mais de cem produtos feitos com foie gras de seu site britânico. 

A produção do ingrediente é proibida na Grã-Bretanha, mas a importação do produto ainda é liberada. O grupo Viva apresentou um abaixo-assinado com 10 mil nomes e evidências em vídeo dos maus tratos aos quais os gansos e patos estariam sujeitos para a produção do foie gras, em uma campanha contra a venda do ingrediente que envolveu celebridades como o músico Paul McCartney e o ator Roger Moore.

O ministro da Agricultura da França, Guillaume Garot, declarou à agência France Press que “lamenta” a decisão da Amazon. “Defendo o setor por conta dos empregos que ele gera, mas também por causa de uma ideia de herança gastronômica. Quero reforçar mais uma vez os esforços dos produtores franceses ao longo dos anos em manter a qualidade do produto respeitando o bem-estar dos animais”, disse.

A França é o principal produtor de foie gras no planeta, com uma exportação anual de 16 toneladas, empregando cerca de 100 mil pessoas.