Topo

Lei que proíbe foie gras em São Paulo é discutida em audiência pública

Foie gras pode se tornar alimento proibido em São Paulo - Getty Images
Foie gras pode se tornar alimento proibido em São Paulo Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

23/10/2013 17h42

A polêmica sobre a proibição da venda de foie gras na cidade de São Paulo continua. Enquanto não acontece uma segunda votação no plenário da Câmara dos Vereadores, o projeto de lei do vereador Laércio Benko (PHS) foi discutido em uma audiência pública da Comissão de Saúde, Promoção Social e Trabalho, na manhã desta quarta-feira (23).

No evento, chefs como Julien Mercier (do Le Bilboquet) e Renato Carioni (Cosí), além de Fred Frank e João Leme (dirigentes da Associação dos Profissionais de Cozinha do Brasil), apresentaram seus argumentos contra a promulgação da lei, que prevê multa de R$ 5 mil para o estabelecimento que utilizar ou revender foie gras em São Paulo. 

Na audiência, Fred Frank leu um manifesto redigido pela Associação dos Profissionais de Cozinha do Brasil, assinado por 45 chefs como Alex Atala (D.O.M.), Alberto Landgraf (Epice), Claude e Thomas Troisgros (Olympe e CT Boucherie), Fabio Barbosa (La Mar), Helena Rizzo (Maní), Laurent Suaudeau (Escola da Arte Culinária), Ligia Karasawa (Clos de Tapas), Rodrigo Oliveira (Mocotó) e Salvatore Loi (grupo Egeu).

O projeto será novamente discutido em um fórum no próximo dia 29, às 16h, na Câmara dos Vereadores. De acordo com Laércio Benko, representantes de associações de proteção aos animais e chefs foram convocados para expor seus pontos de vista antes da segunda votação em plenário. 

Caso a lei seja aprovada nessa segunda votação, ela deverá ser sancionada pelo prefeito Fernando Haddad (PT) para entrar em vigor.