Topo

Aula de biologia utilizando cervejas causa polêmica nos Estados Unidos

Professor utilizou a fabricação cerveja como exemplo de fermentação na aula de biologia - Getty Images
Professor utilizou a fabricação cerveja como exemplo de fermentação na aula de biologia Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

01/11/2013 17h53

Um professor de biologia em uma escola de ensino médio no estado norte-americano do Colorado teve uma ideia para estimular os alunos a aprenderem como funciona o processo de fermentação: pesquisar como as cervejas são fabricadas.

O projeto instrui os alunos, entre 15 a 16 anos, sobre o passo-a-passo da fabricação da bebida, incluindo os equipamentos e ingredientes necessários para preparar cerveja. Além disso, eles aprendem durante a aula as variações no processo químico para a produção de outras formas de álcool, como vinho, champanhe e uísque.

Os alunos da escola localizada na cidade de Arvada (a 18 quilômetros da capital do Estado, Denver) também ganham pontos extras na matéria se visitarem a cervejaria local e fizerem um relatório sobre a produção da bebida.

A iniciativa, no entanto, não agradou os pais de alguns alunos, que acreditam que a pesquisa seria um estímulo ao consumo. Nos Estados Unidos, bebidas são proibidas aos menores de 21 anos.

Diante das críticas, a secretaria de Educação do condado decidiu rever o projeto. “A aula sobre fermentação é parte do currículo obrigatório das aulas de biologia. Os professores decidem como vão ensinar a matéria”, explicou um porta-voz da secretaria em comunicado oficial. “Enquanto isso, os pais que acreditam que esta não seja uma atividade apropriada podem pedir uma pesquisa alternativa sobre o mesmo assunto”, finaliza.