Topo

Gordon Ramsey abandona produtor de foie gras após denúncia de abusos

Gordon Ramsey trocou fornecedor de foie gras após escândalo de maus tratos com animais - Reprodução/Mr.Paparazzi
Gordon Ramsey trocou fornecedor de foie gras após escândalo de maus tratos com animais Imagem: Reprodução/Mr.Paparazzi

Do UOL, em São Paulo

11/11/2013 16h36

O chef britânico Gordon Ramsey decidiu parar de comprar foie gras de um produtor francês flagrado praticando maus tratos com animais. 

De acordo com a rede de TV britânica ITV, o chef tomou sua decisão após ver os vídeos produzidos pela associação francesa L214, que conseguiu imagens das fazendas do fornecedor, localizado no sudoeste da França, com uma câmera escondida. 

Os vídeos mostram vários animais confinados em jaulas individuais, sem espaço para se movimentar -alguns aparentam estar agonizando. 

Um porta-voz do chef disse para a emissora de TV que "por precaução, suspendemos as compras feitas neste fornecedor enquanto investigamos mais a fundo as acusações". 

"Nova página na gastronomia"
Após divulgar as imagens de maus tratos, o grupo de ativistas agora quer recrutar a ajuda de chefs premiados como os franceses Joel Robuchon e Alain Ducasse para boicotar o uso de foie gras em seus restaurantes.

Segundo o jornal “Le Figaro”,  a fazenda mostrada nos vídeos seria a fornecedora de foie gras de uma série de restaurantes estrelados na França, entre eles as casas comandadas por Robuchon e Ducasse. “Mesmo nas mesas mais sofisticadas, o foie gras continua sendo o órgão inchado de um pássaro preso em uma gaiola, alimentado à força e que acabou doente”, disse a porta-voz do L214 ao jornal francês na última quarta-feira (6).

“Pedimos aos chefs como Joël Robuchon e Alain Ducasse, chefs que não desejam serem cúmplices desse maltrato aos animais, que parem de servir foie gras e escrevam uma nova página da gastronomia”, comentaram.

A produção de foie gras é proibida em uma série de países europeus, incluindo a Grã-Bretanha -no entanto, a importação do ingrediente ainda é autorizada.