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Sites oferecem serviço de curadoria de vinho e cerveja

Rafael Mosna

Do UOL, em São Paulo

15/11/2013 08h01

O mercado de venda de bebidas on-line não é mais o mesmo. Marinheiros de primeira viagem e entusiastas encontram sites que não só disponibilizam o produto em valor abaixo do geralmente praticado como se propõem a fazer uma curadoria do que exibem (veja álbum e quadro abaixo).

PARA BEBER EM CASA

Cerveja StoreLoja virtual que possui duas modalidades de clube de cerveja, com planos de R$ 69 (três rótulos) e R$ 99 (seis rótulos); sócios têm 10% de desconto em compras no site
ClubeerClube com quatro tipos de assinatura, que incluem kit com apenas cervejas nacionais (cerca de R$ 55/mês, com quatro garrafas) a kit de rótulos considerados superpremium (cerca de R$ 105, com duas garrafas)
EpicerieO site se propõe a vender vinhos com uma linguagem descontraída; afirma oferecer até 40% de desconto sobre valores do mercado; campanhas duram uma semana
Have a Nice BeerClube que seleciona cervejas internacionais; kit mensal inclui quatro garrafas e uma revista sobre os rótulos enviados ao custo a partir de R$ 69/mês
Home Sweet BeerMais um clube mensal de cervejas; entrega rótulos artesanais com valores a partir de R$ 44,90/mês (duas garrafas)
Selo ReservaVende vinhos selecionados por equipe interna por tempo limitado para cadastrados no site; também possui confraria mensal (clube), cujos valores mínimos variam de R$ 80 a R$ 100 ao mês por duas garrafas
SonomaVinhos também são selecionados e disponibilizados a cadastrados no site por tempo limitado; serviço de concierge entrega rótulos de acordo com perfil do cliente por valores a partir de R$ 99/mês (duas garrafas)

Cada página tem sua particularidade para seleção. No Selo Reserva, vinhos e produtos relacionados são garimpados por uma equipe de sommeliers e chefs e oferecidos por tempo limitado. Os preços geralmente mais baixos do que aquelas praticados em empórios e supermercados são atribuidos a acordos feitos com fornecedores.

"Esses sites oferecem dicas de tipos de uvas, regiões etc. Isso é muito bacana para o cliente entender melhor sobre vinhos e, consequentemente, fazer melhores escolhas", diz Jose Araújo, sommelière do Divine Wine Bar.

No ar há cerca de um ano, o Sonoma lançou recentemente um novo serviço de concierge. Funciona assim: o cliente adere ao programa, que pode custar até R$ 99 (dois rótulos mensais) ou até R$ 199 (quatro rótulos mensais), e recebe vinhos selecionados em casa. 

Um clube de vinhos? Sim e não. A diferença para os tradicionais clubes é que as bebidas são selecionadas por um sommelier pessoal, que envia o pedido de acordo com o perfil de cada cliente. Esse serviço personalizado é diferente dos clubes existentes atualmente, que enviam os mesmos rótulos a todos os associados. "Nossa proposta não é só vender, mas educar também as pessoas e destacar conteúdos sobre o mundo do vinho", conta Alykhan Karim, CEO da empresa.

"Esses sites dão dicas e informações sobre vinhos. Antes de comprar, vale procurar saber tudo sobre a bebida e até conversar com o sommelier responsável, o que é geralmente possível. É bom procurar saber também como o produto é armazenado e se é possível fazer trocas", sugere Eduardo Canabá, sommelier do restaurante Clos de Tapas.

Cerveja
Para os amantes das tradicionais bebidas fermentadas, há pelo menos quatro sites que trabalham com curadoria de cerveja, três deles exclusivamente na forma de clubes, com seleções padronizadas enviadas mensalmente aos assinantes. Na Cervejastore, funciona também uma loja virtual nos padrões tradicionais.

"A ideia é boa, pois são apresentados rótulos para quem não sabe escolher cerveja, mas gosta de beber. E a maioria deles têm curadoria de um sommelier", opina Carolina Oda, sommelière de cerveja da ICI Brasserie.