Topo

Bares inovam ao misturar cereais matinais em drinques alcóolicos

Gene Snyder, drinque com uísque e cereal matinal servido no bar Le Forvm, em Paris - Divulgação
Gene Snyder, drinque com uísque e cereal matinal servido no bar Le Forvm, em Paris Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

26/11/2013 15h13

O que seria um bom ingrediente para um coquetel? Alguns barmen acreditam que a resposta pode estar na mesa do café da manhã, mais precisamente dentro das caixas de cereal matinal.

Na França, a mistura insólita começou com um drinque criado pelo barman Joseph Biolatto no bar Le Forvm, em Paris, em homenagem a um cliente que gostava de uma marca de cereal colorido vendido para o público infantil. A obsessão dele rendeu o Gene Snyder, coquetel com uísque bourbon, xarope de bordo e bitter de laranja, acompanhado do cereal predileto do cliente por cima --tudo devidamente servido com uma colher.

O drinque acabou gerando cópias não só na França, mas também nos Estados Unidos, onde foi adaptado de diversas formas --como o Breakfast of Champions (“café da manhã dos campeões”, em inglês) criado por um bar em Chicago: os flocos de milho são servidos dentro de um copo com licor cremoso de uísque, bourbon e chantilly.

Leite na mistura 
Além de colocar flocos de milho na mistura, os barmen também estão fazendo infusões de cereais com leite ou creme de leite, peneirando tudo e usando o líquido em bebidas mais fortes. Em Nova York, por exemplo, o bar Please Don't Tell serve um coquetel com essa infusão misturada com dois tipos de uísque e licor de mel.

Até restaurantes premiados decidiram aderir à moda. No Pollen Street Social em Londres, casa com uma estrela no prestigiado guia “Michelin”, uma das opções de drinque é o cereal killer, com rum, licor de café, chocolate branco e infusão de leite e cereal matinal de chocolate. Para completar o clima, a bebida é servida em um copo que lembra as caixinhas de leite que as crianças inglesas tomam de manhã.