Topo

Cafés dentro de cemitérios ganham popularidade na Alemanha

Café Strauss, localizado em cemitério em Berlim (Alemanha), funciona em uma antiga câmara mortuária - Divulgação
Café Strauss, localizado em cemitério em Berlim (Alemanha), funciona em uma antiga câmara mortuária Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

27/11/2013 18h12

Você gostaria de sentar e tomar um café despretensioso com um amigo dentro de um cemitério? A pergunta pode soar estranha ou até mesmo mórbida, mas cemitérios em Berlim estão abrindo cafeterias não só para reconfortar pessoas, mas também para o público em geral.

O Café Strauss, inaugurado no primeiro semestre de 2013, está localizado dentro do cemitério Friedrichswerderscher. Os donos, Olga e Martin Strauss, restauraram o prédio e mantém um menu como o de qualquer cafeteira da cidade -exceto, talvez, pela vizinhança: o prédio, que antes servia como câmara mortuária, é cercado de túmulos para todos os lados.

"Algumas pessoas -bem poucas- acharam que seus parentes não iriam descansar em paz", explicou Martin Strauss à revista alemã "Der Spiegel". 

Segundo ele, a localização do empreendimento não parece assustar os clientes –alguns já anunciaram que pretendem comprar campas que possam ser vistas das janelas do café.

Para quem fica
Já existem cafés desse tipo em cidades como Hamburgo, Viena (Áustria) e Bristol (Inglaterra) e há planos para instalar algo semelhante em Munique e em outros cemitérios em Berlim.

"Sempre pensamos naqueles que faleceram", disse Bernd Bossman, dono do Finovo, um dos primeiros café em cemitérios de Berlim, aberto em 2006. "Mas é preciso também pensar naqueles que cuidam do cemitério e naqueles que visitam o local". 

As autoridades alemãs acreditam que cafeterias nos cemitérios podem ajudar a trazer mais visitantes para os locais -muitos deles, com túmulos de pessoas famosas, fazem parte dos mapas turísticos oficiais.

No entanto, existem regras bem claras para garantir que a dignidade do local seja preservada. Não é permitido fazer propaganda na rua do cemitério e o horário de funcionamento deve ser o mesmo do campo-santo.