Topo

Série brasileira na web explora a culinária pelo mundo

03/12/2013 18h19

Uma série sobre turismo e gastronomia na internet decidiu explorar o que há de mais interessante –e de mais estranho— em diversos destinos mundo afora. Trata-se do programa “Planeta Exótico”, produzido por Beth Ferreira e Duda Leite.

“A ideia surgiu a partir de um convite da Beth, que queria fazer um programa de viagens a lugares pouco comuns”, explica Duda Leite. A dupla começou suas explorações no Peru, em uma expedição culinária que rendeu seis episódios, disponíveis gratuitamente para o público. O país foi escolhido por conta de sua gastronomia, uma das mais comentadas em todo o mundo.

A dupla entrevistou chefs premiados do país, como Virgílio Martinez, do Central Restaurante, além de explorar locais que servem desde pratos com influências da Amazônia até o drinque típico do Peru, o pisco sour, à beira do oceano Pacífico.

O programa conta com a ajuda dos habitantes locais para descobrir os endereços mais quentes do país, sejam eles restaurantes, bares ou feiras pouco conhecidas dos turistas.

Para onde?
A equipe do programa já escolheu os lugares que deseja explorar em 2014. “Queremos ir para a Patagônia, Ilha de Páscoa e Escandinávia, que também tem uma culinária muito sofisticada”, diz Duda, que no momento negocia a transmissão da série na televisão.

E os planos não param aí. Os planos são altos: o destino dos sonhos de Leite é a Polinésia Francesa. “Mas também quero conhecer a Finlândia e a Rússia, ou seja, sou bem aberto às possibilidades!”, diz.