Topo

Chef estrelado cria pratos de festa para Estação Espacial Internacional

Chef Alain Ducasse envia para os astronautas pratos como magret de pato e lagostas - Charles Platiau - 2.abr.2013/Reuters
Chef Alain Ducasse envia para os astronautas pratos como magret de pato e lagostas Imagem: Charles Platiau - 2.abr.2013/Reuters

Do UOL, em São Paulo

06/12/2013 14h40

Os astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS) estão acostumados com toda a sorte de adaptações no que diz respeito à comida, mas com certeza não podem se queixar do menu: o premiado chef Alain Ducasse assina o cardápio de pratos especiais servidos para a tripulação.

Ducasse, recordista de indicações no guia “Michelin” (com 21 estrelas em mais de 30 anos de carreira), manda comida para o espaço sideral desde 2006. Agora, ele se uniu à Hénaff, companhia francesa especializada em alimentos enlatados, para garantir que a comida chegue fresca e saborosa depois de viajar cerca de 300 quilômetros espaço afora.

O maior desafio do chef francês é manter o sabor da comida em condições adversas: não é todo dia que se almoça pratos como magret de pato com alcaparras ou lagosta francesa em gravidade zero, afinal.

Além disso, é preciso considerar detalhes técnicos: farelos de comida, por exemplo, podem ir parar em cima de equipamentos sensíveis.

Banquete Espacial
Os 25 novos pratos escolhidos pelos astronautas da NASA (agência espacial norte-americana) serão testados em terra, tanto para checar o sabor quanto para garantir que ninguém terá reações alérgicas no espaço. O menu com as novas embalagens especiais será servido a partir do segundo semestre de 2014.

As refeições espaciais de Ducasse são comida de festa, servidas em aniversários e festas como Natal, Dia de Ação de Graças ou Ano-Novo. O “banquete” espacial também é servido quando um membro da equipe parte para missão fora da estação e quando uma equipe se prepara para retornar à Terra.

No dia a dia, os astronautas comem refeições congeladas ou desidratadas, tudo embalado a vácuo. Eles também têm direito a mandar algo “de casa” para o espaço –por exemplo, o astronauta canadense Chris Hadfield, conhecido por seus divertidos vídeos educativos a bordo da ISS, levou biscoitos com xarope de bordo e salmão defumado na mala.

Ducasse e seus pratos especiais também podem ir aonde nenhum chef jamais esteve: a Agência Espacial Europeia já o contratou para preparar a comida de uma eventual missão tripulada com destino a Marte.