Frango assado vira artigo de luxo em restaurantes norte-americanos
O frango assado de domingo, quem diria, virou prato chique. Restaurantes caros de Nova York andam apostando nas possibilidades gastronômicas do prato -e cobrando caro por isso.
Os chefs norte-americanos têm se esforçado para oferecer versões diferentes do prato, seja com guarnições especiais ou matérias-primas diferentes: os frangos do restaurante Dover, por exemplo, são alimentados com restos de comida de locais como o Per Se, 11o. lugar na lista dos 50 melhores restaurantes do planeta publicada pela revista britânica "Restaurant".
Uma vez abatidos, eles são confitados com gordura de pato por três horas e servidos com trufas negras, aipo e maçãs, ao preço de US$ 65 (cerca de R$ 150) para duas pessoas.
Já o restaurante Lafayette oferece frango da famosa "televisão de cachorro" –no caso, uma assadeira de frango ultramoderna– por US$ 50 (cerca de R$ 116) para duas pessoas. Na Rotisserie Georgette, por sua vez, uma versão do frango assado recheado com cogumelos e foie gras sai por US$ 74 (cerca de R$ 170).
A economia do frango
A moda dos frangos assados com apresentação chique começou no restaurante do hotel NoMad, que serve o ingrediente com trufas negras e foie gras por US$ 79 (cerca de R$ 183).
No entanto, a aposta dos donos de restaurante no frango assado tem a ver em parte com nostalgia dos tempos dos almoços na casa da avó –e também muito de economia.
O site Grub Street, especializado na gastronomia de Nova York, calculou que alguns fornecedores vendem frangos para o consumidor final por até US$ 22 (cerca de R$ 51). Considerando que os restaurantes compram o ingrediente em grandes quantidades (ou seja, com preço menor), acredita-se que a margem de lucro com a nova moda seja grande.
O frango também é atrativo por ser versátil e saboroso, o que leva os clientes a retornarem para outros jantares no futuro. Isso faz com que o prato de domingo acabe ganhando espaço nos menus ao lado de pratos mais caros, mas que não têm tanto apelo popular ou sentimental com a clientela. Resta ver quais serão as próximas variações do prato.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.