Topo

Saiba quais são os melhores restaurantes da Europa

Relax News
Imagem: Relax News

Relax News

12/12/2013 18h27

O restaurante Dinner, do chef britânico Heston Blumenthal, em Londres, roubou o primeiro lugar de uma lista com os 101 melhores restaurantes europeus, um ranking dominado por espaços franceses e britânicos.

Elaborada pelo popular blog de gastronomia The Daily Meal, a lista é um ponto de partida interessante de um dos rankings de restaurantes mais conhecidos, Os 50 Melhores Restaurantes do Mundo, cujo primeiro lugar é do El Cellar de Can Roca. Na lista do site de culinária, ele ocupa o 11º lugar entre os europeus.

Completando os cinco melhores restaurantes estão Osteria Francescana, de Massimo Bottura, na Itália; Taillevent e L'Arpège, ambos em Paris, e Noma, em Copenhague.

França e Reino Unido estão empatados, cada um ostentando 23 endereços na lista: 15 dos restaurantes franceses podem ser encontrados em Paris e 16 dos britânicos em Londres.

No geral, 19 países estão representados na lista, de Áustria a Croácia, Finlândia, Hungria e Eslovênia.

Ao fazer a classificação, os editores tinham de reduzir uma lista inicial de 314 restaurantes de 31 países para apenas 101, com a ajuda dos críticos de restaurante, jornalistas de gastronomia e estilo de vida, profissionais da indústria e do guia Michelin.

Mas os editores são rápidos ao apontar que eles não foram "escravos" do venerado guia Michelin ou de outros rankings, omitindo vários restaurantes estrelados e incluindo espaços casuais que antes estavam fora das seleções convencionais, como o Fishy Fishy, em Kinsale, na Irlanda, e o Da Fiore, em Veneza, por seu "caráter local, ingredientes e tradições culinárias".

A lista também inclui restaurantes em locais inesperados, como Fosa, no porto croata de Zadar, e The Yeatman, na cidade portuguesa de Vila Nova de Gaia.

O Dinner by Heston Blumenthal no Mandarin Oriental Hyde Park, em Londres, eleva os clássicos britânicos tradicionais ao espaço dos duas-estrelas no Michelin. Entre os principais estão o pombo temperado com cerveja e alcachofra, que remonta ao ano de 1780, e uma receita de "frango cozido com alface" de 1670, servido com molho de aipo temperado e folhas de ostras.


Abaixo, os 10 melhores restaurantes da Europa, de acordo com o The Daily Meal:

1. Dinner by Heston Blumenthal (Londres)
2. Osteria Francescana (Módena, Itália)
3. Taillevent (Paris)
4. L'Arpège (Paris)
5. Noma (Copenhague)
6. St. John Bar & Restaurant (Londres)
7. Le Grand Véfour (Paris)
8. Le Louis XV do Hôtel de Paris (Monte Carlo)
9. Arzak (San Sebastian, Espanha)
10. The Fat Duck (Bray, Berkshire, Reino Unido)

Para ver a lista completa, acesse o site (em inglês) http://thedailymeal.com/