Topo

Livro sobre doces brasileiros ganha prêmio internacional

Capa do livro "Sobremesas e Doces Brasileiros", de Marcia Zoladz - Divulgação
Capa do livro "Sobremesas e Doces Brasileiros", de Marcia Zoladz Imagem: Divulgação

Anna Fagundes

Do UOL, em São Paulo

17/12/2013 17h59

O livro "Sobremesas e Doces Brasileiros" (ed. Vergara & Riba), escrito pela jornalista Marcia Zoladz, recebeu um prêmio no Gourmand Cookbooks Awards, que premia os melhores livros de culinária publicados em todo o mundo.

O trabalho de Zoladz foi selecionado como o melhor livro brasileiro na categoria Sobremesas. Agora, ele concorre com edições de outras partes do mundo em maio de 2014, na Feira do Livro Culinário em Beijing (China), pelo prêmio de melhor livro do mundo em sua área.

"Eu nunca ganhei nem rifa, então foi uma grande surpresa ter sido selecionada", explicou Marcia, que não sabia que estava concorrendo ao prêmio. "A editora inscreveu o livro e eu só fiquei sabendo quando saiu o resultado final".

Marcia começou a escrever livros de culinária em 1987, quando morava na Alemanha. Uma das pioneiras da internet no Brasil, ela passou a se dedicar mais à comida e publicou outros livros no Brasil. "O plano B virou o plano A -e a cozinha virou o meu trabalho", diz ela, que também é conferencista nos simpósios anuais da Universidade de Oxford (Reino Unido) sobre culinária e alimentos.

Ampliando mercados
O Gourmand Cookbooks Awards foi criado em 1995 por Edouard Cointreau, herdeiro da família produtora do licor Cointreau, para ampliar o mercado editorial gastronômico para além dos centros mais conhecidos, como França e Estados Unidos. 

A Feira do Livro Culinário, onde acontece a festa de premiação do Gourmand Cookbook Awards, será sediada pela segunda vez na China, o mercado de livros culinários que mais cresce no planeta. Durante a feira, são esperados representantes de 187 países interessados em descobrir o que há de novo e interessante no mercado literário gastronômico.