Topo

Veja 10 ideias simples para deixar a salada verde de sempre de cara nova

Roberta Malta

Do UOL, em São Paulo

24/12/2013 08h00

Temperaturas altas pedem pratos leves. Ninguém aguenta, no calorão, se encher de arroz, feijão, farofa e bife. O negócio é preparar uma salada frugal, bem fresca, que ainda vai colaborar com a silhueta fininha.

Mas tudo em excesso enjoa, e repetir o velho mix de folhas com uma ou outra proteína, todos os dias, não tem graça nenhuma. Perguntamos, então, a três chefs como fazer para deixar o prato de sempre de cara nova.

Nanda de Lamare, do carioca Gula Gula, Thaty Adjiman, do bufê homônimo, em São Paulo, e Mariana Valentini, da paulistana Brodo Roticceria indicam produtos fáceis de fazer (e comprar) para a monotonia passar bem longe deste verão.

 

Chips
Pode ser de batata inglesa ou doce, inhame, banana, cará, mandioquinha etc. O único cuidado é adicionar os chips ao prato somente na hora de servir. Se ficarem em contato com insumos úmidos durante muito tempo, acabam murchando e a crocância vai por água abaixo.

Crouton
Podem ser feitos com diversos tipos de pães. Basta cortá-los em cubos e fritar ou assar no forno com azeite e ervas secas -como orégano- até ficarem bem douradinhos. Depois de frios, é só guardar em potes bem fechados que eles ficam crocantes durante alguns dias. A regra de acrescentá-los apenas na hora de servir vale aqui também.

Shiitake
Corte o cogumelo em lâminas, sele rapidamente, na frigideira, com um pouco de azeite e tempere com sal, pimenta-do-reino e ervas, como tomilho, alecrim, dill ou qualquer outra que estiver de bobeira. Quem quiser dar um toque ainda mais especial à receita pode acrescentar um pouco de vinho branco seco à panela e esperar a bebida secar.

Corn flakes
Os únicos cuidados são comprar o cereal sem açúcar e acrescentá-lo às folhas somente na hora de servir para não perderem a crocância.

Castanhas
Vale castanha de caju, nozes, amêndoa, macadâmia etc. Quem quiser pode fazer um caramelo com açúcar e, quando ficar cor de mel, jogar as castanhas, desligar o fogo, esperar esfriar e cortar rusticamente. Assim ou simplesmente torradas, não perdem a consistência se misturados a molhos.

Queijos
De cabra, brie, roquefort, ricota, muçarela, parmesão ou o tipo que você mais gostar vai muito bem cortado em cubinhos (a exceção é o parmesão, que fica melhor em lascas) por cima da salada de folhas e ainda deixa o prato mais consistente.

Ovo cozido
Ralado no ralo grosso ou amassado, precisa ter a gema bem cozida. Fica ótimo salpicado em cima das folhas, além de deixar a salada mais nutritiva.

Frutas
Quem gosta do paladar agridoce também pode usar e abusar das frutas secas ou frescas. Desde as mais ácidas, como o damasco e laranja, até as mais docinhas, como passas, ameixa e manga. Se escolher maçã ou pera, deve deixá-las de molho até a hora de servir em água com gotinhas de limão. Isso impede que elas escureçam.

Brotos
De alfafa, feijão, de brócolis ou de trevo podem ser acrescentados na saladinha do dia a dia e vão muito bem com peixe e frango, combinação clássica de acompanhamento para legumes e folhas. Molhos à base de azeite, shoyu e gengibre no tempero deixam o leque de combinações ainda mais interessante.

Grãos
Pode ser chia, linhaça, quinoa em flocos ou trigo cozido em água, sal e um raminho de alecrim. Dá nova graça nova à textura da salada, além da sensação de saciedade -coisa que esse tipo de prato não costuma oferecer.