Topo

Bares param de servir pratos para cortar despesas nos Estados Unidos

Bar Board Room, em Washington (Estados Unidos), onde os clientes podem trazer comida de casa - Divulgação/facebook.com/BoardRoomDc
Bar Board Room, em Washington (Estados Unidos), onde os clientes podem trazer comida de casa Imagem: Divulgação/facebook.com/BoardRoomDc

07/01/2014 15h34

Qual a comida de bar perfeita? Em alguns endereços dos Estados Unidos, o melhor petisco é aquele que você mesmo traz de casa.

Um número cada vez maior de casas tem decidido reduzir ou abandonar de vez o cardápio de pratos para economizar nas despesas e atrair um público com pouco dinheiro no bolso, mas vontade de se divertir.

De acordo com reportagem do "The Washington Post", a justificativa para o corte radical é econômica: decidir não servir comida significa não precisar se preocupar com cozinheiros e despensa. 

"Com a economia do jeito que está, as pessoas ainda podem sair sem gastar muito dinheiro", diz Beth Lindsay, proprietária do bar Board Room, em Washington. A casa se especializou em alugar jogos de tabuleiro antigos para os frequentadores, mas não serve alimentos desde sua fundação, em 2012. "Desse jeito, todo mundo sai ganhando", diz. 

Mais saudável
As leis que gerenciam aquilo que os bares podem ou não vender varia de local para local nos Estados Unidos. Enquanto em áreas como Washington não é preciso vender comida no bar, em estados como Virginia a lei exige que parte dos lucros da casa venham do consumo de alimentos.

Mas até neste caso, os donos de bar dão um jeito para reduzir os custos sem espantar a clientela. Alguns mantém um menu mínimo de petiscos e permitem que os clientes tragam comida de outros restaurantes próximos -há até quem faça o pedido para ser entregue direto no bar.

"Se um grupo entra aqui e uma pessoa diz, 'eu não gostei do menu', essa pessoa pode influenciar todo o resto", diz Evan Matz, dono do bar World of Beer, em Arlington. "Com essa medida, a maioria dos clientes pede comida do nosso cardápio e quem não gosta pode trazer o lanche de outro lugar". 

No Board Room, não é incomum encontrar pessoas que trazem panelas cheias de comida para dividir com os amigos enquanto jogam e bebem. Outros clientes explicam que trazem sua própria refeição por conta de restrições alimentares, como diabetes ou intolerância a glúten -e em locais como o Board Room, eles podem sair para se divertir sem preocupação de sair da dieta.