Topo

Mixologista ensina a preparar coquetéis congelados para driblar o calor

Roberta Malta

Do UOL, em São Paulo

07/01/2014 16h10

Em dias de calor, o corpo pede bebidas estupidamente geladas. Quanto mais, melhor. Por isso, a pedido do UOL Comidas e Bebidas, o mixologista Márcio Silva, do The Meatball House, em São Paulo, criou seis drinques que, além de gostosos, prometem congelar a estação.

"Esses coquetéis são a cara do verão", diz Márcio, também embaixador mundial da cachaça Yaguara. Mas tem que beber logo ou eles derretem, antes de o sol fazer o mesmo com você.

A primeira coisa para prepará-los em casa é liberar espaço no freezer para guardar os geladinhos, sorvetes e caprichar no estoque de gelo. Com isso e algumas bebidas, é possível deixar qualquer ambiente com clima praiano. E ninguém vai precisar de equipamentos sofisticados. Basta um liquidificador e um saquinho ou pano de prato para quebrar o gelo em pedaços pequenos e pronto.

Quem quiser ganhar tempo, pode preparar grandes quantidades de uma única vez. "Todos esses drinques podem ser servidos em jarras", afirma o mixologista, que já treinou centenasde bartenders no Brasil. "Em casa, as receitas não precisam ser certinhas como no bar", diz. "O importante é entrar na brincadeira."

O geladinho que Márcio preparou, por exemplo, pode ter infinitos sabores. "É só misturar frutas e creme de leite fresco que qualquer bebida congela." A margarita de framboesa também permite variações, assim como o frappé Royal, que pode ser feito com o licor de sua preferência.

Uma das apostas do mixologista para 2014, a piña colada ganhou ainda mais graça com a adição de maçã. "Esse drinque vai voltar com força total."

Nem o uísque escapa: Marcio serve a bebida com gelo aromatizado com cravo (a  especiaria vai no interior da pedra) e dá charme com um pauzinho de canela. O truque também funciona com outros aperitivos.

Quase brincadeira de criança, o milk-shake ganha personalidade extra com a adição de cachaça. Ou seja, só passa calor quem quer.