Topo

Couve-flor pode se tornar o destaque do mercado em 2014

Couve-flor aparece como o vegetal da vez nas listas de tendências gastronômicas para 2014 - Thinkstock
Couve-flor aparece como o vegetal da vez nas listas de tendências gastronômicas para 2014 Imagem: Thinkstock

Do UOL, em São Paulo

13/01/2014 17h01

Se depender dos especialistas em gastronomia internacionais, 2014 pode ser o ano em que a couve-flor irá tomar o mundo de assalto.

O vegetal -popular nas mesas do mundo inteiro- aparece na lista de destaques da respeitada consultora norte-americana Christine Couvelier. Ela destacou a flexibilidade do ingrediente -que pode ser assado, cozido, transformado em purês ou sopas.

Já no relatório anual da Baum+Whiteman, empresa que analisa o mercado culinário para detectar o que pode se tornar moda durante o ano, a couve-flor aparece entre os primeiros itens, junto com ingredientes como coco e trigo-sarraceno, entre outros.

As previsões dos especialistas em gastronomia levam em consideração pesquisas de opinião, menus de restaurantes e ideias de chefs, pesquisas científicas relacionadas à alimentação e até os estoques de grandes cadeias de supermercado. O resultado ajuda a definir o que o mercado pode explorar durante o ano.

Muito além do gratinado
A couve-flor é uma hortaliça da mesma família das couves, originalmente encontrada na região conhecida como Ásia Menor (onde atualmente fica a Turquia) e difundida pelos italianos e franceses. Com apenas 25 calorias por porção de 100 gramas, ela geralmente é servida cozida ou então gratinada com molho branco.

Chefs, no entanto, têm mudado o jeito de servir o vegetal, aproveitando o fato de que o ingrediente aceita temperos muito bem. A couve-flor já foi parar em recheio de tacos (tipo de sanduíche mexicano), cozida com molho de tomate e até substituindo o frango em menus vegetarianos.

"A couve-flor é muito saborosa e, quando cozida de maneira apropriada, tem uma textura ótima", explicou a chef norte-americana Amanda Cohen, especialista em culinária vegetariana ao site "The Daily Meal". "É uma das plantas mais versáteis que existem. E já está na hora de ela virar o ingrediente da moda".