Topo

Ingrediente queridinho do verão, pepino vai bem em pratos frios e drinques

Rafael Mosna

Do UOL, em São Paulo

13/01/2014 18h58

Com baixo valor calórico, sua composição é feita de aproximadamente 95% de água. Perfeito para dias quentes, o pepino vai bem com salada, destacando-se com temperos agridoces, e vem aparecendo como item decorativo em coquetéis.

Mas ele pode ter mais espaço na mixologia, além de sua função ornamental. "O pepino combina com ervas como hortelã, coentro, capim-limão, manjericão e frutas como melancia, laranja, limões de vários tipos. Nas bebidas, escolha gim, vermutes como o lillet, aperitivos amargos como o campari e alguns tipos de chás, principalmente o verde", garante Renan Tarantino, barman do EStônia.

"Quanto mais finas as fatias do pepino maior será o sabor no drinque. Também podemos infusioná-lo em algum destilado por algumas horas ou em água gaseificada com sifão. Para obter um resultado interessante, recomendo utilizar o pepino mais fino, conhecido por pepino japonês", sugere Renan.

Quatro opções
Segundo a Embrapa, existem no mercado brasileiro quatro tipos de pepino: caipira (de coloração verde-clara, com cerca de 15 cm de comprimento), conserva (verde-escuro, colhido precocemente, com 5 cm a 7 cm de comprimento), aodai ou comum (verde-escuro e formato cilíndrico) e japonês ou aonaga (verde-escuro e alongado, entre 20 cm e 30 cm de comprimento).

Carol Caldas, do bistrô Santa Satisfação, encoraja os diferentes cortes da hortaliça em saladas. “Nesse momento, estou desenvolvendo uma salada de inspiração grega que leva pepino japonês cortado com casca em uma mandolina, na vertical. Assim ele ganha uma aparência interessante e valoriza outros ingredientes clássicos como tomates, azeitona preta, cebola roxa e ricota temperada."

Uma outra dica é misturá-lo ralado ao iogurte natural. Um fio de azeite e hortelã ou endro dão o toque final a esse prato que pode acompanhar uma carne assada, por exemplo.

Já Manoela Zappa, do Proza na Cozinha, faz um tartar utilizando utilizando pepinos japoneses cortados em arcos, que adquirem esse formato pois suas sementes são retiradas com a ajuda de uma colher (veja essa e outras receitas clicando no link "Leia mais" no álbum acima ou nos vídeos abaixo).