Topo

Bebê tumultua restaurante premiado e chef reclama em programa de TV

Chef americano Grant Achatz, do restaurante Alinea, teve problemas com um bebê em seu restaurante - Lara Kastner/Divulgação
Chef americano Grant Achatz, do restaurante Alinea, teve problemas com um bebê em seu restaurante Imagem: Lara Kastner/Divulgação

14/01/2014 17h34

Um bebê de apenas oito meses é o centro de uma polêmica em um dos restaurantes mais conceituados nos Estados Unidos.

O Alinea, 15º lugar na respeitada lista dos 50 melhores restaurantes do mundo organizada pela revista "Restaurant", recebeu um casal acompanhado do filho no último sábado (11). O problema começou quando o bebê começou a chorar, o que teria incomodado os clientes ao redor.

O chef do Alinea, Grant Achatz, mandou uma mensagem em sua conta de Twitter comentando o assunto: "Mesa com bebê de oito meses. Ele chora. Clientes fulos. Digo para as pessoas não trazerem crianças? Submeto os outros ao choro? As pessoas levam bebês para peças de teatro? Concertos? Detesto dizer não, mas..."

Multa para reservas canceladas
O Alinea é o único restaurante da região de Chicago a ter três estrelas no guia "Michelin" -e seu sistema de reserva cobra uma multa caso o cliente desista ou não apareça para jantar. Geralmente, a fila de espera da casa é de meses e uma refeição no local, sem as bebidas, não sai por menos de US$ 250 (cerca de R$ 588) por pessoa. 

O chef defendeu seu desabafo em uma entrevista no programa "Good Morning America", da rede ABC. "Dava para ouvir o bebê chorando da cozinha. Queremos que as pessoas venham e aproveitem a experiência de jantar no Alinea, mas precisamos estar cientes das outras 80 pessoas que vieram ao restaurante naquela noite".

Achatz, que também tem filhos, disse que "gostaria de aceitar crianças no restaurante. Eu levo meus filhos em restaurantes legais. Mas tem outras tantas pessoas que pagaram para estar ali", disse o chef. O casal que trouxe o bebê não foi identificado e não deu nenhuma declaração. 

Enquanto a discussão se crianças devem ser proibidas de entrar em restaurantes de luxo segue, uma conta de Twitter criada por um autor desconhecido mostra a história pelo ponto de vista do "responsável" pela confusão.