Topo

Chef Roberta Sudbrack conta bastidores de receitas em novo livro

Capa do livro "Eu sou do camarão ensopadinho com chuchu", da chef Roberta Sudbrack (ed. Tapioca) - Divulgação
Capa do livro "Eu sou do camarão ensopadinho com chuchu", da chef Roberta Sudbrack (ed. Tapioca) Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

15/01/2014 16h05

A chef Roberta Sudbrack mostra os bastidores da criação de receitas em seu mais novo livro, "Eu Sou do Camarão Ensopadinho com Chuchu" (ed. Tapioca, preço sugerido R$ 79).

Com a colaboração de nomes de peso como os jornalistas Carlos Alberto Dória e Cora Rónai, o escritor Ignácio de Loyola Brandão e a diretora Bia Lessa, o livro foi parcialmente ilustrado com fotos da própria chef, tiradas pelo celular e publicadas anteriormente no Instagram de seu restaurante. 

Sudbrack tem vários fatos curiosos na carreira: já comandou a cozinha do Palácio da Alvorada durante os dois mandatos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e também foi responsável pela alimentação dos atletas brasileiros durante os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, com um menu que incluiu picadinho, pudim de leite e brigadeiro. 

Atualmente, ela está  está em décimo lugar na lista dos 50 melhores restaurantes da América Latina e 81º lugar na lista mundial dos melhores restaurantes do mundo, compilada anualmente pela revista britânica "Restaurant".

O livro traz 25 receitas, como o ravióli de chantilly de batatas e botarga, o aspargo branco em caramelo e o camarão com chuchu que dá título à obra -que vem a ser também um trecho de "Disseram que Voltei Americanizada", canção clássica de Carmem Miranda.

Ao mostrar como os pratos são feitos, a chef também conta segredos de preparação e mostra seu trabalho com ingredientes nacionais geralmente desprezados pela alta cozinha, caso do próprio chuchu e do quiabo.