Topo

Bares americanos driblam proibição a cigarro com drinques feitos com tabaco

Drinque Step-dad, feito com bitter de tabaco, servido no bar Charley, em Washington (Estados Unidos) - Divulgação/www.facebook.com/barcharleydc
Drinque Step-dad, feito com bitter de tabaco, servido no bar Charley, em Washington (Estados Unidos) Imagem: Divulgação/www.facebook.com/barcharleydc

Do UOL, em São Paulo

16/01/2014 17h26

Alguns barmen nos Estados Unidos estão driblando a proibição ao fumo em locais fechados com drinques em que o tabaco é uma das estrelas dos coquetéis.

A ideia original é do bar Father's Office, que criou um xarope de açúcar com infusão de tabaco para seu drinque Oaxacan Fizz, feito também com mescal, limão, Cynar (aperitivo à base de alcachofra). Logo o conceito acabou se espalhando para outros bares.

  • 18827
  • true
  • http://comidasebebidas.uol.com.br/enquetes/2014/01/16/voce-tomaria-um-drinque-feito-com-tabaco.js

A maior dificuldade dos donos do Father's Office foi justamente descobrir qual a melhor matéria-prima para o ingrediente. "Desmontamos um cigarro comum e tentamos fazer uma infusão, que acabou ficando horrível", disse o chef Sang Yoon, um dos donos do bar.

"Também cortamos charutos e ficou com gosto péssimo. Tentamos rapé, também não funcionou". A solução final foi usar tabaco de cachimbo, que não tinha tantos aditivos para conservação. 

Níveis seguros
Yoon sabe que está lidando com um ingrediente controverso. "As pessoas que fumam adoram a bebida e quem não fuma fica dividido", disse ele à rádio norte-americana NPR.

Outros bares também estão testando versões diferentes de tabaco como base para drinques. No Charley, em Washington, o Step-Dad leva conhaque, Cynar e bitter de tabaco feito pelos próprios barmen.

Já no bar PX, na Virgínia, uma série de diferentes tipos de tabaco compõem um "chá" que vai em um drinque à base de bourbon batizado como Smoker's Delight ("alegria do fumante", em inglês).

Há também bebidas prontas que levam a erva, como um licor à base de tabaco e vodcas com infusão de menta e tabaco, entre outras.

Cientistas apontam, no entanto, que bebidas com tabaco podem ser perigosas porque não há como medir quanto do ingrediente a pessoa está ingerindo.

"Você se lembrar que nicotina era usada como inseticida, então é como se eles estivessem colocando pesticidas dentro da sua bebida", alerta Stanz Glantz, pesquisador da Universidade da Califórnia. "Seria muito fácil ter uma overdose de nicotina líquida em um drinque".