Topo

"Ópera gastronômica" do melhor restaurante do mundo estreia em Berlim

Cartaz do filme "El Somni", produzido pelos chefs do premiado restaurante El Celler de Can Roca - Divulgação/www.elsomni.cat
Cartaz do filme "El Somni", produzido pelos chefs do premiado restaurante El Celler de Can Roca Imagem: Divulgação/www.elsomni.cat

Do UOL, em São Paulo

24/01/2014 18h45

Um projeto ambicioso de "ópera culinária", criado pelos chefs do premiado restaurante espanhol El Celler de Can Roca, foi transformado em um documentário que estreia em fevereiro no Festival de Cinema de Berlim. 

'"El Somni" ("O Sonho", em catalão) é uma criação do artista espanhol Franc Aleu e dos irmãos Joan, Josep e Jordi Roca, que comandam o restaurante premiado como o melhor do mundo na influente lista "50 Best". O projeto também teve o auxílio do renomado maestro Zubin Metha e do chef Ferran Adrià. 

O projeto une imagens projetadas ao redor da sala de jantar e nos pratos, música e um cardápio especial para criar um jantar-ópera onde os convidados passam por um "sonho" composto de 12 "atos" e pratos diferentes. "Todas essas mídias explicam o processo de criação e a aventura desta união entre as artes e a cozinha a serviço do pensamento", explica o site oficial da ópera. 

Além do filme, também dirigido por Franc Aleu, "El Somni" já rendeu um livro (com uma edição de 100 cópias para colecionadores) e duas exposições, que serão abertas em Barcelona nos próximos meses. 

Comida na tela
"El Somni" é um dos 15 filmes e documentários falando de comida que farão parte da 64ª edição do Festival de Berlim, que começa no próximo dia 9 de fevereiro. Além do projeto de vanguarda dos irmãos Roca, também estreiam histórias como "Final Recipe", em que Michelle Yeoh (de "O Tigre e o Dragão") interpreta a produtora de um concurso culinário que se envolve em um drama familiar.

Outro destaque da seção gastronômica do festival é o filme de época japonês "Bushi no Kondate", uma história de amor entre um homem que odeia as panelas, mas que está predestinado a trabalhar na cozinha de uma família importante, e sua esposa, uma brilhante chef.