Topo

Chefs pesquisam substituição de ovos por sangue em receitas

Merengues preparados com sangue de porco no lugar de ovos, no Nordic Food Lab (Dinamarca) - Divulgação/nordicfoodlab.org/
Merengues preparados com sangue de porco no lugar de ovos, no Nordic Food Lab (Dinamarca) Imagem: Divulgação/nordicfoodlab.org/

Do UOL, em São Paulo

28/01/2014 15h45

Um laboratório de pesquisas culinárias mantido por um dos chefs mais premiados na atualidade está pesquisando como utilizar sangue de animais como substituto de ovos em sorvetes e bolos. 

O trabalho do Nordic Food Lab foi fundado pelo chef dinamarquês René Redzepi, mais conhecido por seu restaurante Noma, que está entre os primeiros lugares da conceituada lista "50 Best" há oito anos. O laboratório é uma organização sem fins lucrativos que se dedica a explorar novos alimentos e formas de preparar ingredientes.

Embora pratos com sangue de animais já façam parte da cultura de muitos países (como no caso do sarapatel e do "boudin noir" francês, ambos preparados com sangue de porco), o laboratório acredita que o ingrediente tem sido negligenciado pelo público. 

"Estamos interessados em revalorizar aquilo que é desprezado e esquecido, então tivemos que olhar mais de perto para o sangue, como ele deve ser manuseado e utilizado", explicam os cozinheiros do laboratório no site oficial do grupo. "Ele é, para a maioria, um ingrediente tabu. E no entanto é usado como alimento desde que começamos a matar animais para comer".

Merengues vermelhos
As pesquisas levaram os chefs a utilizarem sangue de porco como um substituto de claras de ovo em receitas doces, já que a intolerância a ovos é uma das alergias mais registradas em crianças na Europa. 

O laboratório criou receitas de sorvetes, bolos, panquecas com farinha de centeio e até merengues, receita que "merece futuras investigações", na opinião dos pesquisadores. No caso dos merengues, o produto foi feito somente com sangue de porco e dois tipos de açúcar.

Não se sabe se os produtos finais aparecerão em restaurantes em breve -por via das dúvidas, o site do laboratório publicou as receitas para quem estiver interessado em tentar.