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Picolés de origem mexicana, paletas fazem sucesso com público brasileiro

Anna Fagundes

Do UOL, em São Paulo

04/02/2014 16h28

Uma verdadeira instituição mexicana, as paletas são picolés quadrados feitos com frutas frescas e misturas inusitadas, como hibisco, rum ou tamarindo.

No Brasil, os sorvetes diferentes tem feito a alegria do público com lojas e redes se especializando no produto. 

Em Santana, na zona norte de São Paulo, os irmãos Marco, Marcel e Marcio Menzani, junto com a sócia e cunhada Roseane Santos, abriram no começo deste ano a Los Hermanos, com 22 opções de sabores entre paletas de frutas, à base de leite ou recheadas. A loja recebe cerca de cinco mil pessoas nos finais de semana, o que levou a família a brindar os clientes com mimos como guardas-sóis na fila e água gelada para driblar o calor. "Ninguém estava esperando tamanho movimento", explica Marcel Menzani.

A ideia da loja surgiu quando a família viajou ao México, "onde em cada esquina tem alguém vendendo paletas", diz Marcel. "A gente acabou indo atrás da cultura do doce e ficamos dois meses no país aprendendo as receitas com uma família que trabalha há 50 anos com sorvetes. Dá para dizer que hoje somos todos praticamente mexicanos por aqui!"

Entre os sabores que os irmãos trouxeram da viagem estão misturas como a paleta de manga com pimenta ou então a de mojito, inspirado em um dos drinques favoritos dos mexicanos. 

Mas produtos verde-amarelos, como açaí e maracujá, também tem vez nos sorvetes pedaçudos da marca. "Nosso conceito é baseado no que o brasileiro gosta, então também temos paletas cremosas e recheadas", explica Marcel. "Sorvetes como o de doce de leite com coco e o de melancia vendem muito bem". 

Em Curitiba, a loja Paleteria investiu em frutas brasileiras como carambola e caqui para conquistar o público. Já existe até uma franquia especializada no sorvete, a Los Paleteros, com lojas em shoppings em seis Estados. 

Festas, casamentos e filas
A dupla Gabriel Fernandes e Ravi Leite também investiu nos ingredientes naturais para compor a carta de paletas da Me Gusta - Picolés Artesanais. Conhecidos de eventos como a Feirinha Gastronômica, em São Paulo, eles vendem cerca de três mil picolés todos os fins de semana. Gabriel e Ravi, formados em Gastronomia, investiram cerca de R$ 20 mil no projeto, que ganhou as ruas no final do ano passado. 

Na cozinha do Me Gusta, "o foco é a fruta em seu melhor nível", diz Gabriel. "Cada fruta pede um procedimento diferente. Algumas usamos 'in natura', como o suco de laranja -não pasteurizamos porque senão perde o sabor. Já as jabuticabas são cozidas por horas para extrair o sabor".

Entre os carros-chefes da marca, que tem 40 sabores em seu catálogo, estão a paleta de morango com recheio de leite condensado, o de hibisco com suco de limão e a de banana com Nutella.

A Me Gusta já recebeu encomendas para festas de criança, casamentos e eventos -e, no momento, está se preparando para abrir a primeira loja física, em uma galeria na Rua Augusta. "Vamos às feiras porque gostamos do contato com o público. Mas você fica limitado por conta do espaço e da logística e o pessoal reclama do tamanho da fila", diz Gabriel. "Na loja vai dar para ter mais conforto, lugar para sentar e para buscar as encomendas".

A Los Hermanos também tem planos de expansão -até o fim do ano, os irmãos Menzani querem abrir uma nova fábrica (com capacidade de produzir 600 mil paletas) e mais cinco lojas em São Paulo. "O objetivo é colocar grandes sabores nos palitos", diz Marcel.