Topo

Festival coloca bacon em drinques, sanduíches e até pasta de dentes

Do UOL, em São Paulo

11/02/2014 17h41

Se você é daqueles que acredita no adágio "bacon é vida", então programe suas próximas férias em Atlantic City, nos Estados Unidos. Um cassino da região investiu em um festival dedicado ao ingrediente, com iguarias como milk-shake, vodca, churros e até pasta de dentes com bacon. 

A Bacon Week, que acontece até o próximo dia 15, reúne 25 bares, restaurantes e lojas com receitas que giram ao redor do produto. Os organizadores têm uma competição pesada pelo mercado dos fanáticos pelo produto: só nos Estados Unidos, acontecem pelo menos 30 eventos desse tipo todos os anos. O fanatismo chegou a gerar um documentário-piada, "State of Bacon", filmado durante um festival no estado de Iowa, no Meio-Oeste norte-americano.

Cheirinho
Entre os pratos servidos na feira de Atlantic City estão shots de vodca com infusão de bacon, bolo de chocolate com bacon e sanduíches que levam 450 gramas do ingrediente, acompanhado de alface e tomate. De brincadeira, há curativos na forma de bacon e sachês para carro com o cheirinho característico do produto. 

Alguns expositores se esforçam para apresentar pratos mais sérios, como espaguete à carbonara e mariscos com queijo gorgonzola e bacon, mas o clima acaba mesmo sendo informal. Onde mais, afinal de contas, os aficionados seriam capazes de encontrar "rosas" de bacon mergulhadas em chocolate, por exemplo?