Topo

Estilista cria coleção inspirada em jantar do chef Ferran Adrià

A estilista Lela Rose, que criou uma coleção inspirada em pratos do chef Ferran Adrià - Divulgação/instagram.com/lela_rose
A estilista Lela Rose, que criou uma coleção inspirada em pratos do chef Ferran Adrià Imagem: Divulgação/instagram.com/lela_rose

Do UOL, em São Paulo

12/02/2014 15h45

Um jantar pode ser muito inspirador, se você estiver olhando para o lugar certo. Pelo menos é o que acredita a estilista norte-americana Lela Rose, que apresentou uma coleção baseada em uma visita ao famoso restaurante El Bulli, do chef catalão Ferran Adrià. 

A coleção outono-inverno 2014 foi apresentada na Semana de Moda de Nova York nesta semana. De acordo com Rose, a inspiração para os modelos surgiu durante um jantar servido por Adrià. "Isso me fez pensar na interseção entre comida, moda e entretenimento. É bem o mundo no qual vivo e o mundo no qual nossas roupas vivem", disse a estilista à revista norte-americana "InStyle".

A arte da cozinha molecular, criação de Adrià, foi transformada em tecidos geométricos e em silhuetas modernas, com um jogo de texturas experimentais. Rose diz ter transformado alguns dos pratos icônicos do chef catalão em vestidos com penas ou então peças com cristais. "Eu acho que é bem interessante relacionar de novo a moda com a gastronomia. Para mim, faz bastante sentido", diz Rose, que ofereceu um livro de receitas "harmonizadas" com as roupas mostradas na passarela.

No início deste ano, Ferran Adrià já tinha sido o convidado de honra em um jantar promovido pela estilista, com nomes premiados da gastronomia norte-americana comandando as panelas. A ideia era arrecadar fundos para um centro de artes em Nova York.