Topo

Chef Bela Gil desmistifica cozinha saudável em novo programa na TV

A chef Bela Gil e o DJ Zé Pedro durante gravação do programa "Bela Cozinha", do canal GNT - Arquivo Pessoal
A chef Bela Gil e o DJ Zé Pedro durante gravação do programa "Bela Cozinha", do canal GNT Imagem: Arquivo Pessoal

Anna Fagundes

Do UOL, em São Paulo

14/02/2014 14h35

A chef Bela Gil tem uma missão aparentemente complicada em seu novo programa, "Bela Cozinha": mostrar para seus convidados -e para o público- que comida saudável pode ser, sim, muito gostosa.

Na série, que vai ao ar pelo canal a cabo GNT a partir de 11 de março, Bela aborda ingredientes e técnicas culinárias a partir de situações do dia-a-dia. Além de preparar uma refeição orgânica especial, há uma entrevista no quadro "Caverna", em que os convidados respondem questões sobre alimentação olhando direto para a câmera.

Com oito episódios já filmados de um total de 13, Bela se orgulha de ter convencido os entrevistados de que é possível se alimentar com mais leveza sem encarar o estigma da comida sem gosto. "É difícil, mas todo mundo que passa pelo programa se surpreende. Até o [sambista] Arlindo Cruz, que gosta muito de comida pesada, adorou os petiscos leves que eu fiz", diz. O DJ Zé Pedro, por exemplo, focou o fato de comer muito fora de casa para exemplificar a relação que as pessoas tem com o sal.

"A maioria do sal que consumimos vem de pratos prontos e peguei a história do Zé Pedro para mostrar a diferença que pratos caseiros fazem na nossa dieta", explica a chef, que estudou Nutrição e Ciência dos Alimentos em Nova York e se especializou na alimentação macrobiótica e em diversas correntes da culinária saudável, como a filosofia Ayurveda.

A chef também recebeu celebridades como as atrizes Carolina Dieckmann, Maria Ribeiro e Fernanda Torres, o sambista Zeca Pagodinho e a cantora Baby do Brasil, entre outros. No entanto, Bela tem uma convidada especial em mente. "Gostaria muito de receber a chef Roberta Sudbrack. Acho que o contraste entre nós duas seria bem legal".