Topo

Chefs protestam contra clientes que tiram fotos de comida

Chefs pensam em proibir clientes de tirar fotos dos pratos durante refeição - Getty
Chefs pensam em proibir clientes de tirar fotos dos pratos durante refeição Imagem: Getty

Do UOL, em São Paulo

14/02/2014 16h46

Você odeia ficar esperando para comer enquanto seu amigo tira fotos do prato para compartilhar nas redes sociais? Saiba que você está em ótima companhia: alguns chefs internacionais declararam guerra aos clientes que passam a noite postando imagens no Instagram e no Facebook, sem aproveitar a refeição.

"Antes, as pessoas faziam fotos de família e hoje você só vê fotos de pratos", diz Alexandre Gauthier, do Grenoulière, localizado no norte da França. Exasperado com a quantidade de pessoas que fazem imagens de suas criações, ele colocou um símbolo de "proibido fotografar" em seus menus.

  • 21753
  • true
  • http://comidasebebidas.uol.com.br/enquetes/2014/02/14/voce-acha-certo-proibir-clientes-de-tirar-fotos-de-pratos-em-restaurantes.js

"É gratificante, mas estamos num lugar com pouca luz, logo as fotos demandam flash... Aí você tuíta a imagem, alguém comenta, você responde. E a comida esfria", diz Gauthier ao jornal 'France TV Info'. "Há momentos para tudo na vida. Tentamos criar um parênteses na vida de nossos clientes e, para isso, é preciso desligar um pouco o celular".

 

Vale tudo
A crítica aos fotógrafos de celular foi parar no jornal "New York Times", onde chefs narraram seus problemas com a prática: além do uso indiscriminado de flash, há quem tenha subido nas cadeiras para pegar o melhor ângulo do prato ou então feito uso de tripés no meio do restaurante. 

Alguns chefs se viram obrigados a proibir a prática, o que desagradou a clientela. "Algumas pessoas são bem arrogantes e não compreendem os motivos. Mas explicamos que as pessoas ao redor deles querem aproveitar a refeição. Elas pagaram caro por isso", explica Moe Issa, dono do restaurante Chef's Table, em Nova York. Segundo ele, a situação chegou a um ponto em que "até o chef começou a ser atrapalhado" pelas fotos. 

Para o chef francês Gilles Goujon, a produção de imagens também pode causar problemas de ordem jurídica. "Quando a pessoa tira fotos e distribui nas redes sociais, isso tira um pouco a surpresa. Eles acabam também levando embora parte da minha propriedade intelectual. Fica mais fácil copiar um prato", diz.  

E o que fazer para evitar o problema? Goujon admite que não tem como proibir as pessoas de tirar fotos. "Eu estou procurando uma frase que possa colocar no menu, mas ainda não encontrei nada que não seja chocante". O jeito, segundo eles, é contar com o bom senso da clientela -e proibir expressamente o uso de tripés ou material profissional no meio do salão.