Topo

Troque o churrasco com os amigos por uma festa do hambúrguer

Roberta Malta

Do UOL, em São Paulo

18/02/2014 16h24

Verão, sol, praia, piscina e amigos. O cardápio da estação não costuma variar muito: se não é peixe assado ou churrasco, é aquele macarrão com tudo o que encontramos na geladeira certo?

Mas chega de comer sempre a mesma coisa ou apelar a congelados e massas de pacote com tempero pronto. Com um pouco de criatividade e planejamento, dá para fazer uma almoço ou jantar que agrade a todos, fácil e rápido, e botar a turma toda para ajudar.
Para o UOL Comidas e Bebidas, Renata Vanzetto ensina a preparar o hambúrguer que faz sucesso no Ema, seu restaurante mais autoral, em São Paulo.

Não é de hoje que Renata, chef também do Marakuthai (que nasceu em Ilhabela tem uma filial na capital paulistana), prepara esse sanduíche. Com 12 anos, já fazia seus hambúrgueres caseiros e vendia escondido no colégio, que só servia itens naturais e proibia tudo que fugisse a essa regra. "Levava aquela carne fria em um pão murcho e as pessoas amavam", diz. “Ninguém aguentava mais os lanches sem gosto que eles ofereciam.”

A receita, claro, se sofisticou e, hoje, leva cebola caramelizada, queijo brie, agrião, tartar de tomate, maionese caseira e catchup picante.

Acompanhamentos nobres

Quem quiser variar, pode trocar o tipo de queijo, a verdura ou ainda preparar acompanhamentos inusitados mas não menos saborosos. Como os picles de cebola roxa e de maxixe, por exemplo, criação do chef Felipe Bronze para seu restaurante Pipo, no Rio de Janeiro. Quem não dispensa o catchup, pode provar a versão de goiaba, também feita por ele. Para uma versão mais chique, quel tal o creme de cogumelo trufado do Q Gastrobar, no Rio de Janeiro?

Confira o passo a passo do sanduíche, as receitas dos complementos e monte seu hambúrguer como quiser. A temporada de verão vai ficar muito mais gostosa.