Topo

Obras de arte ganham versões comestíveis

Do UOL, em São Paulo

25/02/2014 17h45

Obras-primas de artistas como Van Gogh, Mondrian e Jackson Pollock ganharam versões em forma de bolo e sanduíches para um evento de arrecadação de fundos para os museus britânicos.

A ideia do projeto "Edible Masterpieces" ("obras de arte comestíveis", em inglês) é encorajar o público a criar suas próprias versões de artistas famosos em um grande café da manhã ao redor da Grã-Bretanha.

Nesse tipo de evento, comum no país, o público organiza festas onde os convidados pagam o que puderem para comer.  O dinheiro arrecadado com os doces artísticos vai ajudar o Art Fund, entidade que apoia museus a adquirir novas obras e manter programas de ingressos mais baratos. 

A página do eventoconta com receitas para quem quiser copiar quadros e esculturas famosas em formato de bolo, biscoito ou sanduíche. Nelas, a escultura "For the love of God", de Damien Hirst -uma caveira decorada com diamantes- vira um bolo de chocolate com damasco, enquanto um autorretrato de Van Gogh é base para um sanduíche com queijo, salada e chutney. 

O evento acontece no próximo dia 9 de maio e as 25 pessoas que mais arrecadarem fundos vão concorrer a uma viagem para Londres com tudo pago, um iPad mini e bilhetes para exposições. As criações mais interessantes também serão divulgadas pelo Art Fund.