Topo

Verão também pode ter chá com bolo; saiba harmonizar

Rafael Mosna

Do UOL, em São Paulo

26/02/2014 07h00

A combinação chá com bolo pode também ser refrescante, mesmo com o calor. "Todos os chás podem ser servidos gelados, com pedras de gelo", garante a especialista Carla Saueressig.

SEM ERRO

"Há três chás que são combinações universais, que vão bem com qualquer tipo de bolo", garante Carla Saueressig, d'A Loja do Chá.

Pretos, todos são chás fortes, que podem ser tomados com leite. São eles: 

1) Assam - leva o nome da região na Índia onde é produzido. É encorpado, o mais forte deles.

2) Do Sri Lanka - tem o sabor mais adocicado dos três.

3) Queniano - plantado com as mudas indianas, é parecido com o Assam, porém um pouco mais suave.

A pedido do UOL Comidas e Bebidas, a proprietária d'A Loja do Chá - Tee Gschwendner, que comercializa mais de 230 blends da bebida, preparou harmonizações com sete diferentes tipos de bolo. As degustações fugiram das combinações mais fáceis (veja detalhes no álbum acima).

Ao fazer o chá gelado em casa, siga as instruções da embalagem do preparo tradicional. Deixe esfriar, leve à geladeira e sirva com pedras de gelo e pedaços de maçã.

Se tiver dúvida na hora de servir, aposte nas harmonizações diretas. "Um bolo de limão vai bem com um chá do fruto, assim como um bolo de damasco vai ficar legal com um chá que inclui essa fruta", explica.

Para não errar, busque infusões que resultam em uma bebida leve para serem acompanhadas por massas simples, de sabor suave. E o contrário para bolos robustos ou "melequentos", com muita cobertura e recheios doces.

"É claro, cada pessoa faz a combinação de acordo com seu paladar. Se alguém gosta muito de um determinado chá, ela pode tomar com seu bolo preferido? Claro que pode. Não existem os 'enochatos' para os vinhos? Então, não podemos ser 'chá-chatos'", brinca.