Topo

Caminhão de comida serve receitas "inventadas" por computador

Caminhão de comida da IBM, parte do programa "Cognitive Cooking", que cria receitas a partir de database de ingredientes - Divulgação/facebook.com/IBM
Caminhão de comida da IBM, parte do programa "Cognitive Cooking", que cria receitas a partir de database de ingredientes Imagem: Divulgação/facebook.com/IBM

Do UOL, em São Paulo

28/02/2014 15h43

O que acontece quando um programa de computador começa a inventar receitas? A ideia da empresa norte-americana IBM, junto com o Institute of Culinary Education, foi criar um algoritmo que unisse ingredientes para inventar novas receitas de acordo com o gosto de quem pesquisa.

Batizado como "cozinha cognitiva", o programa foi divulgado durante um evento da IBM em Las Vegas -onde um caminhão serviu os pratos criados no computador para o público. Entre as criações do chef eletrônico estavam a "torta de maçã báltica" (com massa folhada, maçã e carne porco) e a "quiche suiço-tailandesa" (com queijo gruyère, capim-limão e aspargos), entre outras.

O programa foi criado levando em consideração os gostos e aromas preferidos das pessoas e as combinações mais básicas de sabores. Os chefs do Institute of Culinary Education foram responsáveis por ajudar na montagem do programa. 

Em um nível mais complexo, vai ser possível no futuro adivinhar se um prato vai fazer sucesso ou não com um determinado público antes mesmo de ele ser preparado na cozinha, apenas levando em consideração as informações já incubadas. 

A missão do caminhão era provar que os pratos da "cozinha cognitiva", mesmo não sendo assinados por um chef, poderiam ser bem gostosos. Por enquanto, os curiosos podem votar em um site para escolher qual o próximo prato a ser gerado pelo computador e servido pelo caminhão oficial, que seguirá para outros eventos ao redor dos Estados Unidos.