Topo

Dia-a-dia dos chefs é tema de novo filme do diretor de "Homem de Ferro"

Os atores Emjay Anthony e Jon Favreau cozinhando em cena do filme "Chef" (2014) - Divulgação/twitter.com/Jon_Favreau
Os atores Emjay Anthony e Jon Favreau cozinhando em cena do filme "Chef" (2014) Imagem: Divulgação/twitter.com/Jon_Favreau

Do UOL, em São Paulo

12/03/2014 13h45

O que faz um chef famoso quando perde seu emprego e com ele, toda sua credibilidade? No caso de Carl Casper, ele abre um caminhão de comida especializado em culinária cubana e põe o pé na estrada.

Carl Casper é o personagem principal do mais novo filme do norte-americano Jon Favreau, "Chef". Conhecido por seu trabalho atrás das câmeras como diretor e produtor de filmes como a série "Homem de Ferro" (2008, 2010 e 2013), Favreau chamou colegas estrelados como Scarlett Johansson, Robert Downey Jr. e Dustin Hoffmann para fazer parte do elenco -e dividir o espaço minúsculo do caminhão de comida El Jefe Cubano.

No filme, que estreia nos Estados Unidos em maio, Carl Casper decide percorrer os Estados Unidos com seu caminhão para recuperar sua criatividade -uma sugestão feita por sua ex-esposa, vivida pela atriz Sofia Vergara (da série "Modern Family"). Scarlett Johansson interpreta uma gerente de restaurante que se interessa romanticamente por Carl. 

"A comida é uma dessas coisas que você pode ver as pessoas fazendo e sentir que está participando do processo. É algo cinematográfico", disse ele em entrevista ao canal MTV.

De acordo com Favreau, a vida de um chef pode ser bem mais nervosa do que a de um cineasta, pelo menos no que diz respeito às críticas. "Com a comida, acontece tudo na hora, porque ou as pessoas vão comer o prato ou não", disse. "Se mandam metade do prato de volta para a cozinha, é um desastre. Já com um diretor, as coisas são um pouco mais leves. Se as pessoas estão vendo a produção do outro lado do país, você não sente".

Para aprender como lidar com a cozinha de um caminhão, o elenco teve aulas com chefs que ganham a vida cozinhando para o público em "food trucks". E, como prova de que o filme pode dar fome, a estrela da noite da pré-estreia de "Chef" não foi o elenco, mas o caminhão do El Jefe Cubano, estacionado na porta do cinema distribuindo os sanduíches vistos na exibição