Topo

Culinária brasileira é tema de série de jantares em Londres

Do UOL, em São Paulo

17/03/2014 17h38

Pratos tradicionais como pão de queijo, caipirinha e tapioca viraram "embaixadores" do Brasil em um evento para divulgar a culinária nacional em Londres.

Trata-se do Brazil Pop Up Diner, série de 12 jantares baseados na cozinha das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. Até o fim de junho, um restaurante no centro da capital britânica oferece um menu com entrada, prato principal, sobremesa e um drinque por 35 libras (cerca de R$ 136), com direito a música brasileira e um lounge com coqueteis à base de cachaça. Os clientes são recepcionados com pão de queijo e caipirinhas.

Os menus, assinados pelos chefs Marcelo de Campos, André Salum e Hélio Fenerich, privilegiam os ingredientes brasileiros com toques internacionais. Na primeira edição, que aconteceu no começo de março, a cidade de Recife foi a homenageada do menu, que incluiu cubos de tapioca com queijo de coalho, carne-de-sol de filé mignon com purê de banana-da-terra e mandioca sauté e cheesecake com calda de goiaba (ao estilo "Romeu e Julieta") como sobremesa.

No próximo domingo (23) os chefs, acompanhados por Roberta Ciasca (dos restaurantes Miam Miam e Oui Oui, no Rio de Janeiro), apresentam pratos baseados em Manaus, que será justamente a base da seleção inglesa durante o Mundial. No cardápio, aparecem pratos como o Tacacá de Londres, onde o  famoso caldo de tucupi (líquido derivado da mandioca), jambu e camarão seco é servido de entrada com ceviche de pirarucu e tortinha de palmito pupunha.

Os participantes dos jantares também recebem por email receitas de pratos brasileiros, com indicações de onde encontrar os ingredientes em Londres.