Topo

Restaurante em Manaus prepara fish'n'chips para torcida inglesa

Tambaqui de Pé, versão brasileira do "fish and chips" inglês que será servido em Manaus - Divulgação/www.facebook.com/TambaquideBanda.Parque10.Manaus
Tambaqui de Pé, versão brasileira do "fish and chips" inglês que será servido em Manaus Imagem: Divulgação/www.facebook.com/TambaquideBanda.Parque10.Manaus

Anna Fagundes

do UOL, em São Paulo

07/04/2014 17h12Atualizada em 09/04/2014 12h55

Os ingleses que viajarem quase nove mil quilômetros para ver sua seleção jogar em Manaus durante a Copa serão recebidos com um agrado bem tradicional em um restaurante da cidade.

Mário Freitas do Valle, dono do restaurante Tambaqui de Banda,  criou uma versão brasileira dos "fish'n'chips" (peixe empanado e frito, acompanhado de batatas fritas). A porção, batizada como Tambaqui de Pé, é servida em um cone de papelão com molho à base de maionese, mostarda e alho custa R$ 12.

O "fish and chips" é um dos pratos mais tradicionais da culinária britânica e em geral é feito com bacalhau ou hadoque empanados. Para temperar, usa-se vinagre de malte ao invés de catchup ou mostarda. 

Na versão brasileira, o quitute será preparado com tambaqui, especialidade do restaurante. Mario conheceu o prato durante uma viagem à Escócia em 2001. "No restaurante servimos refeições, mas me lembrei do 'fish and chips' e das pessoas comendo em pé do lado do pub", explica Mario. 

Benção do técnico
O técnico da seleção inglesa, Roy Hodgson, chegou a provar os "fish and chips" amazônicos durante uma visita que fez à cidade para verificar as condições do novo estádio -onde a seleção inglesa, campeã do torneio em 1966, irá estrear contra a Itália no dia 14 de junho.

De acordo com Mario, Hodgson aprovou a versão verde-amarela do lanche. "Ele contou de como ele comia o prato quando era criança em Croydon (região metropolitana de Londres) e até comentou sobre ele em uma entrevista coletiva", diz Mario. 

Do lado brasileiro, o estranhamento foi com as batatas fritas. "Em Manaus, comemos peixe com pirão, não com batatas", explica o dono do restaurante. "Mas valeu a pena romper alguns paradigmas. A aceitação do público foi ótima". 

Além dos "fish and chips", Mario irá preparar um outro prato tipicamente britânico na unidade do restaurante ao lado do Teatro Amazonas, um dos pontos turísticos mais conhecidos de Manaus: uma versão da "fried Mars Bars", barra de chocolate empanada e frita. O toque brasileiro é que o chocolate empanado é recheado com cupuaçu e leva granulado de castanha-do-pará.

Para preparar a iguaria, Mario entrou em contato com uma associação de restaurantes especializados em peixe frito, sediada justamente na Inglaterra. "Fiquei com medo que eles achassem pejorativo, mas tivemos uma resposta positiva", diz.