Topo

Cerveja combina com chocolate? Veja sugestões para harmonização

Do UOL, em São Paulo

19/04/2014 06h59

Engana-se quem (ainda) pensa que cerveja vai bem apenas com petiscos e pratos salgados. É possível fazer combinações entre a bebida e diferentes tipos de chocolate, impressionando os mais tradicionalistas.

O UOL Comidas e Bebidas reuniu dez opções (veja álbum acima) e também dicas para  não fazer feio na hora H. Confira abaixo.

CHOCOLATE AMARGO
Opte por cervejas de sabores bem pronunciados. São boas escolhas as do tipo stout, escura, com teor alcoólico geralmente entre 7% e 8%, com variedades que incluem sabores marcantes de café e chocolate. A do tipo porter, também escura e de amargor presente (embora mais doce que a stout), igualmente não fará feio.

CHOCOLATE AO LEITE
Como ele é mais doce, uma cerveja frutada e com notas de toffe, como as bebidas do estilo old ale, caem muito bem. Também é possível degustá-lo com as do tipo dubbel, com teor alcoólico comumente entre 6% e 8%, de sabor frutado e cor amarronzada.
Vale ainda as cervejas dark strong ale, cujo sabor já lembra o chocolate e sua coloração é escura. A harmonização, então, é direta e fácil.

CHOCOLATE BRANCO
É, sem dúvida, o mais doce dos apresentados. Aposte no estilo kriek, bem frutado e pertencente ao tipo lambic, apresentando por vezes um adocicado que combina com o chocolate branco. A trippel, com alto teor alcoólico (entre 7,5% e 9,5%), de coloração alaranjada, também pode ser uma alternativa que funciona muito bem.