Topo

Sobrou ovo de Páscoa? Especialista dá dicas para conservar e reciclar

Rafael Mosna

Do UOL, em São Paulo

21/04/2014 07h00

Se você faz parte da turma dos sortudos que, mesmo depois do feriado, ainda possui alguns ovos de Páscoa nas mãos, saiba que guardá-lo de forma adequada pode evitar frustrações no momento mais esperado: a hora de devorá-lo. 

E mesmo quem enjoar de comê-lo em forma de ovo (caso isso seja possível) pode optar por preparar receitas como trufa, brownie ou até raspas para enrolar brigadeiros (veja opções de preparos no álbum acima).  

A seguir, confira as dicas do chef-patissiêr Bertrand Busquet, da Chocolate Academy, e aprenda como manter seu ovo em bom estado para consumo ou utilizá-lo em preparações caseiras.

COMO CONSERVAR
"Em casa, procure um local fresco e fuja de ambientes com produtos de limpeza, pois o chocolate absorve aromas com facilidade. Tente evitar o calor, a umidade e os cheiros estranhos", aconselha.

Mesmo que o ovo ainda esteja em sua embalagem, o ideal é colocá-lo em um recipiente com tampa, para tentar deixá-lo o quanto mais isolado possível do ambiente externo. Evite deixá-lo na geladeira. "O choque térmico entre temperaturas cria uma condensação na casca do chocolate", diz Bertrand.

Em condições caseiras, quem possui uma adega pode utilizá-la para esse fim. "É um ótimo local, pois tem temperatura, a 16°C, e umidade, de 65%, controladas. Mas se lembre de deixá-lo em um pote hermeticamente fechado para impedir o contato dos odores provenientes dos vinhos."

COMO RECICLAR
Essa parte é fácil, embora para muitos possa ser considerada incoerente: o bom mesmo é comer o ovo de Páscoa em seu formato original?

Se ele for constituído de 100% chocolate, é possível derretê-lo e utilizá-lo em receitas diversas, como em bombons, recheios para bolos e musses.

"O importante é evitar a contaminação. Prefira utilizar aquele chocolate que não teve muita manipulação com as mãos, por exemplo", explica o chef.

Para derreter, ele prefere utilizar o micro-ondas na potência máxima por intervalos curtos. Coloque até 30 segundos, retire, mexa e repita o processo. Dessa maneira, será mais fácil não queimar qualquer parte do ingrediente.

Em banho-maria, atente para que nenhuma gota d'água caia sobre a mistura. E, atenção, a chama do fogo deve estar branda.