Topo

Alex Atala é a "escolha dos chefs" em prêmio dos melhores do mundo

O chef Alex Atala recebeu o prêmio "Chef"s Choice"; seu restaurante D.O.M. caiu para a sétima posição - Javier Lizon/EFE
O chef Alex Atala recebeu o prêmio "Chef's Choice"; seu restaurante D.O.M. caiu para a sétima posição Imagem: Javier Lizon/EFE

Luciana Bianchi e Anna Fagundes

Do UOL, em Londres e em São Paulo

28/04/2014 17h29Atualizada em 12/02/2016 20h14

A cidade de Londres sediou nesta segunda-feira (28) a premiação anual dos 50 melhores restaurantes do mundo promovida pela revista britânica “Restaurant”. O evento deste ano o foi coroado com muitas surpresas, algumas novidades e muita tensão entre os chefs durante a premiação.

Os restaurantes brasileiros tiveram resultados variados: enquanto a chef Helena Rizzo, do Maní, subiu dez posições em relação ao ano passado e se classificou em 36º lugar, Alex Atala, do D.O.M., que não participou pessoalmente da cerimônia este ano, caiu uma posição em relação a 2013 e ficou na sétima colocação. No entanto, os chefs que votam na eleição elegeram Atala como o chef do ano, no prêmio "Chef's Choice".

O paulistano mandou um vídeo agradecendo o prêmio. "É a primeira vez que não apareço na cerimônia do 50 Best, mas o prêmio significa muito para mim", disse. Helena Rizzo, por sua vez, compareceu à cerimônia para receber o prêmio de melhor chef feminina, com muitos aplausos entusiasmados do público.

Dança das cadeiras
O topo da lista teve poucas alterações em 2014. René Redzepi, do Noma (Dinamarca) retomou a primeira posição da lista, local que ocupou por três anos seguidos (2010, 2011 e 2012), seguido pelos restaurantes El Celler de Can Roca (Espanha) e Osteria Francescana (Itália). 

Como nos anos anteriores, a premiação reuniu a elite da gastronomia mundial. Chefs, jornalistas e membros da academia vindos de várias partes do mundo estiveram na cidade para conhecer os melhores chefs da atualidade. Com a euforia digna de um evento deste gênero, o "The World’s 50 Best Restaurants Awards 2014" criou uma grande expectativa em torno dos primeiros nomes da lista na hora do anúncio em ordem regressiva.

O prêmio do "One to Watch", restaurante fora da lista principal mas que mereceu menção honrosa dos juízes, foi para o Saison, em San Francisco (EUA). O melhor chef-pâtissier, prêmio que foi instituído na edição deste ano, foi para Jordi Roca -irmão de Joan Roca, do El Celler de Can Roca (Espanha). O prêmio de Restaurante Sustentável (para a casa com melhores políticas de sustentabilidade) também foi para a Espanha -no caso, para o restaurante Azurmendi, em Bilbao.

O prêmio de reconhecimento pela carreira foi para Fergus Henderson, do restaurante St. John's (Inglaterra). Considerado um dos decanos da culinária britânica, ele foi aplaudido de pé pelo auditório. 

Programação intensa
A cidade vive quatro dias intensos de programações: jantares de quatro a seis mãos entre chefs, eventos pop-ups, apresentações de livros, festas exclusivas e duas festas oficiais: o coquetel de celebração do resultado, no mesmo local da premiação e o almoço dos chefs premiados no dia seguinte.

Em 2013, os grandes premiados foram: El Celler de Can Roca(1), Noma (2), Osteria Francescana (3), Mugaritz (4) e Eleven Madisson Park (5). Em 2013, o restaurante brasileiro D.O.M., comandado pelo chef Alex Atala, caiu da quarta para a sexta posição e o Maní de Helena Rizzo entrou na lista pela primeira vez na posição de número 46.

Confira a lista completa da premiação, diretamente do Guildhall de Londres:

1. Noma (Dinamarca)

2.El Celler de Can Roca (Espanha) 

3. Osteria Francescana (Itália)

4. Eleven Madison Park (EUA),  também premiado como o melhor restaurante da América do Norte

5. Dinner by Heston Blumenthal (Inglaterra)

6. Mugaritz (Espanha)

7. D.O.M. (Brasil), também premiado como o melhor restaurante da América Latina

8. Arzak (Espanha)

9. Alinea (EUA)

10. The Ledbury (Inglaterra)

11. Mirazur (França)

12. Vendôme (Alemanha)

13. Nahm (Tailândia) , também premiado como o melhor restaurante da Ásia

14. Narisawa (Japão)

15. Central (Peru), também premiado como o restaurante que mais subiu na lista (35 posições)

16. Steirereck (Áustria)

17. Gaggan (Tailândia), também premiado como o restaurante que estreou na melhor posição na lista

18. Astrid y Gastón (Peru)

19. Fäviken (Suécia) 

20. Pujol (México)

21. Le Bernadin (EUA)

22. Vila Joya (Portugal)

23. Frantzen (Suécia)

24. Amber (Hong Kong)

25. L'Arpége (França)

26. Azurmendi (Espanha)

27. Le Chateubriand (França)

28. Aqua (Alemanha)

29. De Librije (Holanda)

30. Per Se (EUA)

31. L'Atelier Saint Germain de Joël Robuchon (França)

32. Attica (Austrália),  também premiado como o melhor restaurante da Australásia 

33. Nihonryori Ryungi (Japão)

34. Asador Etxebarri (Espanha)

35. Martín Berasategui (Espanha)

36. Maní (Brasil)

37. Andre (Cingapura)

38. L'Astrance (França)

39. Piazza Duomo (Itália)

40. Daniel (EUA)

41. Quique Dacosta (Espanha)

42. Geranium (Dinamarca)

43. Schloss Schauenstein (Suíça)

44. The French Laundry (EUA)

45. Hof van Cleve (Bélgica)

46. Le Calandre (Itália)

47. Fat Duck (Inglaterra)

48.  The Test Kitchen (África do Sul), também premiado como o  melhor restaurante da África

49. Coi (EUA)

50. Waku Ghin (Cingapura)