Topo

Helena Rizzo recebe prêmio de melhor chef mulher de 2014

A chef do Maní, Helena Rizzo, premiada como a melhor chef feminina de 2014 - Divulgação
A chef do Maní, Helena Rizzo, premiada como a melhor chef feminina de 2014 Imagem: Divulgação

Luciana Bianchi

Do UOL, em Londres

28/04/2014 17h34

A gastronomia brasileira recebeu há algumas semanas a notícia de que Helena Rizzo, chef do restaurante Maní, havia sido escolhida como a melhor chef mulher do mundo pela revista britânica “Restaurant’.

A premiação, que ocorreu nesta segunda-feira (28) em Londres, confirmou o que muitos brasileiros já sabem –a chef gaúcha é a nova grande protagonista da cozinha brasileira.

O prêmio "Veuve Clicquot World’s 50 Best Female Chef 2014" foi criado pela Veuve Clicquot, a primeira empresa de champanhe a ser administrada por uma mulher. Madame Clicquot elevou o status da empresa no início do século XIX, tornando a casa, fundada por seu falecido marido, um exemplo internacional de gestão feminina.

Em parceria com a chef premiada do ano de 2012, Elena Arzak, a Veuve Clicquot ofereceu uma festa exclusiva a chefs e membros selecionados da imprensa no restaurante Ametsa with Arzak Instruction, dentro do Halkin Hotel. UOL esteve presente ao evento, que aconteceu poucas horas antes da tão esperada premiação com a nova lista de 2014.

Rizzo representa as profissionais de cozinha que lutam para obter o seu espaço em uma profissão dominada até hoje por homens. Segundo os organizadores, o prêmio busca motivar mais mulheres a abraçar a profissão de chef.